O jornalista Domingos Meirelles foi eleito Presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pela Chapa Vladimir Herzog. Pela primeira vez na história da entidade, um repórter assume a Presidência da Casa dos Jornalistas.
Duas chapas concorreram à eleição. A Chapa Vladimir Herzog teve 218 votos e a Chapa Prudente de Morais, neto 147, sendo apurados dois votos nulos. O pleito foi realizado em seis capitais – Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Maceió, Brasília e São Luís.
No maior colégio eleitoral da entidade, no Rio de Janeiro, com 303 eleitores, a Chapa Vladimir Herzog conquistou 167 votos e a Prudente de Morais, neto, 134. Após a apuração dos votos, o presidente da Mesa Diretora, Marcus Miranda, proclamou a vitória da Chapa Vladimir Herzog.
Este foi o pleito com a maior participação de associados da história da entidade.
O novo presidente da ABI é também escritor com várias obras publicadas, entre elas “As Noite das Grandes Fogueiras – Uma História da Coluna Prestes( Prêmio Jabuti de Reportagem de 1996), e “1930”. Os Órfãos da Revolução”, vencedor do Jabuti de 2006, na categoria Ciências Humanas.
Propostas da Chapa Vladimir Herzog
1) Assistência médica e outros benefícios
Ambulatório na ABI
Seguro de vida e outros benefícios
Novos convênios Médico-hospitalares
2) Uma nova administração
Gestão compartilhada
3) Geração de empregos
Revitalização da Imprensa do Interior
Cadernos de Jornalismo ABI
Cursos Livres
4) Atividades Culturais
Sessão Livre
5) Um novo pacto social
Criação de um Fórum de Políticas Públicas
6) Valorização do Patrimônio recuperação do Edifício-sede
Chapa Vladimir Herzog. Foto: Francisco Ucha
Texto: ABI