Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Dois diretores do SJSP são finalistas do 57° Prêmio Esso de Jornalismo

Dois diretores do SJSP são finalistas do 57° Prêmio Esso de Jornalismo


premioesso1

Dois diretores do Sindicato, Paulo Zocchi e Carlos Alberto Ratton, são finalistas do 57° Prêmio Esso de Jornalismo 2012. Ratton é finalista na categoria Informação Científica, Tecnológica ou Ambiental pela série de reportagens “Endinheirados”, publicadas no jornal Diário do Litoral, do Guarujá, litoral paulista e Zocchi, juntamente com equipe do Almanaque Abril, na categoria Criação Gráfica – Revista com os infográficos “O Brasil em Números – Retrato do país com base nos dados do censo 2010”.

A série de 11 reportagens de Ratton, diretor da Regional de Santos, denunciou as graves restrições a banhistas em determinadas praias do Guarujá. Elas foram fechadas ilegalmente por guaritas e guardas de segurança, que faziam a triagem dos turistas que poderiam frequentar as praias. “São verdadeiros paraísos ecológicos que alguns endinheirados achavam que eram de sua propriedade e impediam o livre acesso. Para impedir a presença dos menos favorecidos, chegaram até a formar milícias para que tivessem exclusividade em praias que pertencem a todos brasileiros”, relata.

Por conta da série de reportagens, Ratton e os profissionais do jornal Diário do Litoral chegaram a sofrer ameaças. O repórter fotográfico Luiz Torres estava em um veículo do jornal quando foi perseguido e, abordado por membros da equipe de segurança, foi questionado se era “o Carlos Ratton”, autor das denúncias. A ameaça a Ratton foi repudiada pela direção do Sindicato e por entidades de defesa dos Direitos Humanos não só do Brasil, mas também do exterior.

O diretor do Sindicato diz que, como tudo no jornalismo, há um trabalho importante de equipe. “Foi uma produção de todos, da fotografia, da diagramação e dos colegas que não se cansaram em me incentivar durante a produção das reportagens”, relata.

Almanaque Abril

Já Paulo Zocchi, secretário do Departamento Jurídico e Assistencial do Sindicato conta que o Almanaque Abril tem 38 anos de existência e, pela primeira vez, é finalista do Prêmio Esso. “É um grande reconhecimento para uma publicação jornalística de referência. Conseguimos emplacar um trabalho de infografia feito a partir de dados do Censo 2010. Para o Almanaque Abril, o Censo é da maior importância, pois traz um conjunto gigantesco de informações de referência, ou seja, dados que servem para definir o país, suas regiões, estados e municípios”.

Segundo o diretor, o desafio editorial do Almanaque Abril foi procurar trazer um do Censo 2010 ao leitor. “Decidimos então, na abertura de cada uma das 11 seções do Almanaque (Política, Economia, Educação, Meio Ambiente etc.), elaborar infográficos de página dupla que, com base em dados do Censo, apresentassem informações gerais em relação àquela área. Naturalmente, boa parte dos dados utilizados são de outras fontes, mas o ponto de partida sempre é o Censo. Além disso, fizemos de tal forma que os 11 infos se combinaram formando um grande infográfico, que pode ser visualizado via internet”, conta ele.

Para Zocchi, a indicação para o prêmio tem um aspecto especial, pois a internet trouxe a impressão para os leitores de que, via google ou outros buscadores, você acha qualquer informação de referência na rede. “Isso é falso. O ambiente virtual é um caos informativo. Há muito informação sem qualquer confiabilidade circulando, e é difícil achar dados corretos e bem checados sobre assuntos econômicos, sociais ou ambientais. Naturalmente, o Almanaque Abril sofreu um forte impacto, nos últimos anos, deste novo cenário. Mas nossa redação está convicta de que há um lugar para boas publicações e sites jornalísticos com informação de atualidade de referência, e essa indicação reforça essa percepção”.

O 57º Prêmio Esso de Jornalismo teve 1.302 trabalhos inscritos e julgados por 38 jurados das comissões de seleção. Destes, acabaram indicados 70 finalistas, dos quais 35 de texto; 15 de criação gráfica, 10 de fotografia e 10 de telejornalismo, num total de 12 categorias. Os vencedores de todas as categorias serão conhecidos no dia 12 de novembro.

Nas fotos, Paulo Zocchi e Carlos Alberto Ratton, clicados por Roberto Claro e Bárbara Barbosa.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo