Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Diretores do SJSP participam de reunião de planejamento da Fenaj

Diretores do SJSP participam de reunião de planejamento da Fenaj


fenaj_186x44

A diretoria da FENAJ reúne-se em Brasília neste final de semana para planejar as ações da nova gestão. Na pauta de prioridades estão as lutas pela aprovação da PEC do Diploma, de combate à crescente violência contra jornalistas e por um novo marco regulatório da comunicação no Brasil. Também estarão em debate outras medidas de valorização da profissão, como a luta pelo piso nacional, o respeito à jornada de trabalho e um protocolo de segurança para os jornalistas. Os diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e que também compõem a diretoria executiva da Fenaj participaram da reunião. São eles: Márcia Regina Quintanilha, do Departamento de Relações Institucionais, Paulo Zocchi, do Departamento de Relações Internacionais e Edvaldo de Almeida, Depto. de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral.

“Vamos buscar otimizar nossa estrutura sindical e também definir um plano de ações que potencialize as lutas prioritárias dos jornalistas brasileiros”, informa o presidente da Federação, Celso Schröder. As lutas pela aprovação da PEC do Diploma, de combate à violência, de segurança para os jornalistas nas coberturas de risco e por melhores condições de trabalho são consideradas fundamentais para o exercício da profissão. “A ideia é estabelecer ações de curto, médio e longo prazo”, completa Schröder.

Já aprovada no Senado em dois turnos de votação, a PEC do Diploma tramita agora na Comissão de Constituição, de Justiça e da Cidadania da Câmara dos Deputados, com parecer pela admissibilidade do relator, deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA). No planejamento a diretoria da FENAJ pretende traçar passos para agilizar a tramitação da matéria na CCJ para sua posterior apreciação no plenário da Câmara.

Em relação à valorização do trabalho dos jornalistas a intenção é fortalecer a organização sindical e a mobilização da categoria. Já existe um projeto na Câmara prevendo a instituição de um piso nacional. Além de buscar ampliar o apoio a esta proposta, a FENAJ pretende estabelecer um protocolo básico nacional a ser negociado com a representação empresarial e complementado com as negociações coletivas em cada estado ou região.

Também quanto à segurança dos jornalistas na cobertura de riscos e o combate à violência contra a categoria, a direção da FENAJ pretende dar maior amplitude às ações. “Temos o projeto que federaliza a investigação de crimes contra jornalistas tramitando na Câmara, já propusemos à SDH [Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República] a criação de um observatório da violência contra profissionais de imprensa e já iniciamos conversas com as empresas para estabelecer medidas concretas”, registra Schröder, considerado que o momento político exige respostas do governo, do Congresso Nacional e das empresas jornalísticas.

No que se refere a questões mais gerais, como a democratização da comunicação, a liberdade de imprensa, relações trabalhistas, direitos humanos e outras lutas democráticas, o objetivo é fortalecer parcerias. “Sem avanços neste campo, o que fica comprometido é o próprio processo democrático brasileiro. Por isso precisamos somar com os movimentos sociais organizados e atores sociais estratégicos para estabelecer uma agenda de lutas comum”, considera o presidente da FENAJ.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo