Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Diário de S.Paulo: jornalistas entram em greve hoje (10)

Diário de S.Paulo: jornalistas entram em greve hoje (10)


Em protesto contra os frequentes atrasos de pagamentos, profissionais cruzam os braços e realizam assembleia a partir das 14h


Os jornalistas do Diário de S.Paulo entram em greve nesta terça-feira (10), a partir das 14h, pois a direção do jornal continua atrasando os pagamentos. Além dos salários, os atrasos se estendem às férias, ao vale-refeição e também ao recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Os profissionais estavam em estado de greve desde o último dia 27 de setembro em protesto contra os atrasos e, em assembleia com participação maciça da redação, na última quinta-feira (5) decidiram cruzar os braços em protesto.

Os jornalistas contratados diretamente receberam o salário de agosto somente na semana passada e o de setembro continua em aberto. Para os que trabalham como Pessoa Jurídica, o último pagamento foi em 20 de agosto.

Em 18 de setembro, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) enviou ofício solicitando reunião com a direção do Diário para tratar do problema, mas a empresa não se manifestou. Na manhã desta sexta-feira (6), o SJSP protocolou o aviso de greve comunicando oficialmente a paralisação das atividades em 48 horas se o Diário não abrir negociação com os trabalhadores. 

A crise financeira no Diário de S.Paulo têm se arrastado nos últimos anos e os jornalistas fizeram diversas mobilizações em 2016 e neste ano protestando contra os frequentes atrasos de pagamento e também contra a precarização nas redações.

Logo no início de 2017, os profissionais enfrentaram falta de água, telefone cortado e ar-condicionado quebrado. Mais de 2 mil assinaturas foram canceladas devido à interrupção da distribuição dos jornais e, além da falta de pagamento, os sindicalistas constataram que a empresa estava pejotizando até os estagiários. 

Para marcar o início da greve e debater os rumos da mobilização, os jornalistas realizam nova assembleia também às 14h da próxima terça-feira, em frente à sede do jornal, na Barra Funda, zona oeste da capital paulista. 

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo