Identificação, proteção e responsabilidades das empresas e do poder público farão parte da pauta
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, em parceria com a ARFOC – Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo – convoca a categoria para plenária que debaterá a violência contra jornalistas nas coberturas de manifestações. O debate será às 10 horas, no auditório Vladimir Herzog, na sede da entidade (Rêgo Freitas, 530 – sobreloja).
Desde junho de 2013, a violência vem crescendo e uma onda de agressões por parte da Polícia Militar (PM) contra os profissionais de imprensa durante a cobertura de protestos se instaurou em São Paulo. O episódio mais recente foi registrado no último sábado, (22), durante manifestação contra a realização da Copa do Mundo no Brasil, onde 15 jornalistas foram vítimas de violência.
O SJSP, preocupado com esta situação, tem tomado medidas para pôr fim a este abuso de poder público. Na segunda-feira (24), o Sindicato enviou ofício solicitando uma reunião para debater o assunto com o governador, Geraldo Alckmin, responsável pelo Comando da Polícia Militar.
Outra medida da entidade foi contatar o sindicato patronal de Jornal e Revista e o de Rádio e TV para construir uma agenda de trabalho que vise proteger os trabalhadores e garantir sua segurança. As reuniões irão ocorrer após o carnaval.
Na plenária de sexta-feira o SJSP e a ARFOC irão ouvir os relatos e opiniões dos jornalistas para ajudar neste movimento em defesa da segurança profissional.
Na pauta está a identificação do jornalista no trabalho de rua, ações de proteção e a responsabilidade das empresas e ações junto ao poder público para garantir a segurança dos jornalistas
É importante que todos participem porque os dados coletados subsidiarão as medidas a serem tomadas.