Na noite desta sexta-feira (14), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) sedia, a partir das 19 horas, um debate sobre a redução da maioridade penal promovido em conjunto com o Cemap/Interludium. (veja programação completa do debate no link)
A chacina ocorrida na madrugada de hoje – quando 21 pessoas (a maioria delas jovens) foram executadas na Grande São Paulo, com notório envolvimento de policiais e grupos de extermínio, demonstra a necessidade e urgência do debate.
O Sindicato repudia os bárbaros assassinatos, se solidariza com as vítimas e seus familiares, subscrevendo a nota de desagravo e solidariedade às vítimas da chacina de Osasco do Cemap/Interludium.
DESAGRAVO E SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DA CHACINA DE OSASCO
O debate que ocorrerá hoje, às 19:00 no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo sobre a Maioridade Penal ganha absoluta relevância, pois se inscreve no contexto da chacina ocorrida nesta madrugada na região de Osasco, demonstrando de maneira cabal a polícia/política genocida contra a juventude negra e pobre da periferia dos grandes centros urbanos.
Além da falta de oportunidades e perspectivas, os jovens e suas famílias estão à mercê das armas da polícia e dos grupos de extermínio, duas faces da mesma moeda.
O Estado tem demonstrado fartamente que, quando há interesse político, investigações e provas aparecem. Assistimos isto todos os dias nos casos das operações contra corrupção. Pois bem, que se apure e se faça justiça com todos os corruptos e corruptores.
Mas aqui estamos falando de vidas, vidas de jovens precoce e brutalmente arrancadas de suas famílias. Não podemos mais permitir que o Estado brasileiro, através de suas instituições militares ou para-militares, continue patrocinando e executando chacinas, com o escárnio com que vem fazendo, a pretexto da violência praticada por jovens, quando a sua função seria a de protegê-los. Esta é a verdadeira causa da violência racista e genocida de nossa sociedade!
É Imperioso e Urgente, portanto, que exijamos de uma vez por todas a apuração e a punição exemplar dos responsáveis pelos assassinatos desta madrugada, além da reparação plena, também exemplar, a todas as famílias das vítimas.
Denunciá-la imediatamente a todas os organismos nacionais e internacionais, comprometidos com a defesa dos direitos humanos!
Que apareçam e sejam exemplarmente julgados e devidamente responsabilizados os assassinos da chacina de hoje em Osasco!
Que haja reparação plena (psicológica, física, moral e material) aos familiares das vítimas de todos os crimes cometidos pela polícia e grupos de extermínio, no chamado período democrático!
Contra a Redução da Maioridade Penal!
Contra a Ampliação do Tempo de Internação!
Nenhum assassinato mais sem o devido julgamento, responsabilização e reparação plena às famílias das vítimas!
Basta de terrorismo estatal, de sangue e de dor!
Cemap/Interludium
14/08/2015