Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Deputados pedem Comissão Especial para acelerar votação da PEC do Diploma

Deputados pedem Comissão Especial para acelerar votação da PEC do Diploma


pec diploma

 

Dois deputados federais, Laércio Oliveira (SDD/SE) e Junji Abe (PSD/SP) requereram à Mesa Diretora da Câmara a instalação e constituição com urgência de Comissão Especial para dar parecer à PEC 206/12, que estabelece a exigência do diploma de curso superior em jornalismo como requisito para o exercício da profissão. O parlamentar sergipano assumiu o compromisso com o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Paulo Souza e o vice, Edmilson Brito para lutar pela agilização da tramitação do projeto na Câmara dos Deputados.

Paulo Souza afirma que confia no trabalho do parlamentar e em sua liderança. “Tenho certeza que seu empenho em participar da comissão especial fortalece a PEC e nos dá a certeza de sua aprovação”, disse, acrescentando que ele demonstra muito respeito pelos jornalistas e isso é importante para a classe. “Nós temos um aliado na Câmara Federal”, concluiu.

Já o deputado paulista, Junji Abe defendeu a necessidade de diploma em jornalismo por que “é um engano grotesco estabelecer que basta ter um bom texto para ser um profissional da Imprensa”, disse o parlamentar.  “Jornalista não é mero escritor nem contador de estórias. Apura, investiga, pesquisa, verifica, compara, entrevista, analisa, volta a questionar e, só então, começa a escrever”, finalizou.

Integrante da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Exigência do Diploma em Comunicação Social/Jornalismo, Junji criticou a morosidade do sistema para reverter a decisão do STF. “Já se passaram mais de quatro anos desde a medida equivocada e ainda não conseguimos corrigir a injustiça que traz prejuízos diretos à sociedade”. Ele lembrou que o jornalista tem a missão de informar, desenvolvida com base científica obtida ao longo dos anos de estudo na universidade e aprimorada no exercício cotidiano.

Para desenvolver com exatidão as tarefas inerentes ao seu trabalho, argumentou Junji, o jornalista precisa de qualificação profissional. Assim como ocorre com profissionais de outras áreas, quem deseja seguir carreira no Jornalismo tem de frequentar curso superior específico e conquistar sua graduação, como assinalou o deputado. “Se há falhas na formação educacional, é vital elevar a qualidade do ensino. Mas, em hipótese alguma, acabar com a obrigatoriedade do diploma”, avaliou.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo