Deputados Federais da Baixada Santista, no litoral paulista, garantem que vão votar a favor do restabelecimento do diploma universitário para o exercício da profissão de jornalista. João Paulo Papa (PSDB) e Marcelo Squassoni (PRB) declararam apoio ao pleito da categoria.
A PEC do Diploma deve ser votada nos próximos dias. O projeto já foi aprovado no Senado em 2013. Para o diploma voltar a ser obrigatório, será necessária a aprovação por maioria qualificada dos deputados federais.
Ex-prefeito de Santos, Papa assegurou que apoiará “integralmente” a volta da exigência do diploma para o exercício do Jornalismo. “Podem contar com o meu voto e a minha defesa”.
Squassoni afirmou que “a volta do diploma de jornalista é mais que um reconhecimento à categoria. É a reparação de um erro”. Ele ainda pontuou a necessidade de formação especializada para a atividade: “Lidar com a informação e todas as suas nuances exige técnica apurada e profissionalismo. E, para isso, os bancos de uma universidade e o diploma são em si essenciais. Sou favorável à volta do diploma e defendo os jornalistas diplomados”.
Também da Baixada Santista, o deputado federal Beto Mansur (PRB) disse que vai acompanhar a proposta para se manifestar a respeito.