Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Deputado defende federalização de crimes contra jornalistas

Deputado defende federalização de crimes contra jornalistas


vicentinho02

 

O projeto de lei de federalização dos crimes contra jornalistas, de autoria do deputado federal Delegado Protógenes (PCdoB/SP), foi arquivado, em razão de seu autor não ter sido reeleito e deixado a Câmara dos Deputados. O arquivamento de propostas de deputados que deixam o legislativo federal é automática. O deputado federal Vicentinho (PT/SP), diante da relevância do tema, decidiu protocolar uma proposta de idêntico teor para evitar que o tema deixe de ser discutido pela Câmara dos Deputados.

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) destacou que o crescimento da violência contra jornalistas brasileiros preocupa a entidade e informou que a ONU recomenda a federalização dos crimes contra jornalistas. A expectativa da FIJ é de que as autoridades brasileiras tomem iniciativas para combater a violência contra jornalistas e apóiem a proposta.

“Esta proposta foi primeiramente apresentada pelo ex-deputado federal Delegado Protógenes, em 13/04/2011 e, tendo em vista o arquivamento do projeto em razão de seu autor não retornar ao mandato nesta casa, reapresento a proposta, atendendo ao anseio da categoria profissional”, declarou o deputado Vicentinho.

O ex-deputado Protógenes  disse, quando apresentou o projeto, que “é dever do Estado dar um basta à violência contra os jornalistas e punir os responsáveis”.


Legenda: deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho

 Foto: Leonardo Prado/Agência Câmara

Texto: O Jornalista

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo