Corte anunciado é de 105 trabalhadores das áreas administrativas
A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) acompanha com preocupação a nova onda de demissões que assola o Grupo Abril. No último dia 18 a empresa anunciou uma nova etapa do processo de “reestruturação da Abril Mídia”, o que na prática significa centenas de trabalhadores desempregados.
Os dirigentes do SJSP hipotecam a sua total solidariedade aos que perderam seus empregos e se colocam à disposição do Sindicato deles para dar o apoio que se fizer necessário para que juntos sejam encontradas saídas para a crise.
Desta vez, por enquanto, não foram demitidos jornalistas, ao contrário do ocorrido no ano passado, quando diversos títulos foram fechados e 71 repórteres, redatores, editores e fotógrafos tiveram seus contratos de trabalho rescindidos.
Na carta divulgada pelo presidente da empresa, Fábio Barbosa, além de anunciar o corte de 105 trabalhadores da área administrativa, o argumento é de que ele tem o intuito de “equilibrar receitas e despesas e abrir frentes de inovação nas plataformas digitais, sem negligenciar as fontes de receitas tradicionais”.
No entanto, no comunicado, o dirigente empresarial deixa claro que se trata de um “processo de reestruturação contínuo”, o que, é sempre motivo de preocupação para os trabalhadores de todos os setores da empresa, sejam eles jornalistas, gráficos, publicitários, administrativos, entre outros.
O Sindicato continuará atento ao desenrolar da crise no Grupo Abril.