Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Demissão por padrões estéticos fere padrões éticos

Demissão por padrões estéticos fere padrões éticos

A empresa Vanguarda TV em São José dos Campos, afilliada da TV Globo no Cone Leste Paulista, repetiu esta semana violência brutal contra seus funcionários. A despeito do Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho, a TV Vanguarda voltou a demitir por motivos puramente estéticos, após longa campanha de assédio. Desta vez, a jornalista Marcela Mesquita foi a vitimada.

A regional Vale do Paraíba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo entrou em contato com a profissional, oferecendo a solidariedade e apoio da entidade.

O Sindicato e Comissão de Mulheres da Federação Nacional dos Jornalistas entendem que cada pessoa tem direito sobre seu próprio corpo e sua imagem, elementos formadores do indivíduo e sua individualidade. Tal direito não pode ser submetido a ingerência de empresas contra seus funcionários, em especial contra as mulheres.

Em plena pandemia, depois de se dedicar por anos ao crescimento e sucesso da empresa em que trabalhava, Marcela Mesquita foi premiada com o desemprego em nome de padrões estéticos. Não aceitamos! Vamos acompanhar a ação que foi reaberta pelo MPT e chamamos a todos a não se calar diante deste tipo de violência. Não nos sujeitaremos!

Denunciamos esta prática no passado, e vamos continuar denunciando e combatendo este entendimento que reduz o ser humano a produto. Basta!

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Comissão de Mulheres da Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo