20 jornalistas e gráficos concursados foram demitidos depois de 18 anos de trabalho; Sindicato participa de reunião de emergência na quinta (6)
A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo demitiu 20 jornalistas e gráficos na tarde da última sexta-feira (31). Os profissionais eram concursados, estavam na empresa há 18 anos e foram convocados para uma reunião fora do horário da jornada quando a demissão foi anunciada num auditório.
Representante do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) na Imprensa Oficial, a jornalista Ana Minadeo tentou acompanhar a reunião, mas foi impedida por diretores da empresa.
Após assembleia com os profissionais na manhã desta segunda-feira (3), na sede do SJSP, foi enviado ofício solicitando uma reunião de emergência para abertura das negociações, que ocorre nesta quinta-feira (6), às 15h30, entre os sindicatos dos trabalhadores e a Imprensa Oficial.
A diretoria do SJSP condena as demissões e exige a reintegração dos trabalhadores “porque se trata de uma empresa pública e são todos concursados. As demissões são arbitrárias, na linha de um corte de gastos para sucateamento que o governo de Geraldo Alckmin promove em várias áreas, como ocorre na Rádio e TV Cultura, onde os profissionais estão sem reajuste salarial há três anos e meio”, afirma Paulo Zocchi, presidente do Sindicato.
Com jornada das 23h às 6h, os jornalistas e gráficos integravam a equipe responsável pelo clipping de notícias dos órgãos públicos e autarquias de todas as áreas do governo estadual de São Paulo, como educação e saúde.
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo