Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

CUT-SP exige rigorosa apuração no assassinato de Marielle

CUT-SP exige rigorosa apuração no assassinato de Marielle Franco

A Direção Executiva da CUT-SP externa o seu mais profundo pesar pelo assassinato da vereadora do PSOL Marielle Franco, executada a tiros no bairro do Estácio, região central do Rio de Janeiro, enquanto retornava de uma atividade na noite de quarta-feira (15).

Estamos ao lado dos familiares e amigos de Marielle neste momento de dor e indignação, mas, sobretudo, na busca por justiça. Com isso, a CUT-SP reforça os pedidos de rigorosa apuração do caso pelos órgãos competentes.

Mulher e negra, Marielle era uma grande defensora dos direitos humanos e sua atuação política procurava denunciar o envolvimento de policiais no crime organizado do Rio de Janeiro e na co-responsabilidade do genocídio da população negra e periférica. Crítica da intervenção militar que ocorre no RJ, ela era relatora na Comissão da Câmara que acompanhava a atuação do Exército.

No último fim de semana, a vereadora denunciou uma ação de policiais militares na favela do Acari, dizendo que “o 41º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro está aterrorizando e violentando moradores de Acari”.  (…) Acontece desde sempre e com a intervenção ficou ainda pior”.

Como sua atuação incomodava diferentes setores, é preciso, portanto, considerar a hipótese de crime político.

Nossa solidariedade se estende aos familiares do motorista de Marielle, Anderson Pedro Gomes, também assassinado na noite de quarta.

A CUT-SP reforçará os atos em protestos ao assassinato e estará atenta aos desdobramentos do caso. A luta de Marielle não será em vão, pois seguirá nos inspirando a lutar contra as desigualdades.

Companheira Marielle Franco, presente!

Direção da CUT São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo