Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cunha reafirma compromisso de votar a PEC do Diploma

Cunha reafirma compromisso de votar a PEC do Diploma


 

fenaj cunha2

 

Dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) reforçaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o pedido para a votação imediata da Proposta de Emenda à Constituição que restabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Eles foram recebidos por Cunha em audiência, no final da manhã de terça-feira (11/8), na companhia do deputado Hugo Leal (PROS/RJ), relator da PEC do Diploma dos Jornalistas na Câmara.

O presidente da Câmara dos Deputados reafirmou o compromisso já assumido com a Fenaj de colocar a PEC 206/2012 (já aprovada no Senado) em votação. Ele disse, entretanto, que devido à “pauta tumultuada” da casa não pode precisar quando, mas que certamente será neste semestre. Ao ser questionado pelo deputado Hugo Leal se não seria possível acenar para a segunda quinzena de setembro, Cunha respondeu: “não sei. Pode até ser antes disso”.

Segundo ele, é preciso esvaziar a pauta da Câmara dos Deputados de temas polêmicos, como a redução da maioridade penal, já aprovada em primeira votação e que espera o segundo escrutínio. Cunha reforçou, no entanto, que a PEC dos Jornalistas está na pauta da casa e que será votada neste ano.

A vice-presidente da Fenaj, Maria José Braga, disse ao presidente da Câmara que a Federação e seus Sindicatos estão mobilizados pela aprovação da PEC e que já conversaram com todos os líderes partidários e com a maioria dos 513 deputados para pedir apoio à causa dos jornalistas. Cerca de 93% da manifestações de voto dos deputados são favoráveis à PEC.

A Fenaj e os Sindicatos de Jornalistas vão continuar em contato com os deputados para garantir o apoio à PEC e o voto de cada parlamentar. Por ser uma proposta de emenda à Constituição, ela precisa de 2/3 dos votos para ser aprovada, o que significa voto favorável de 308 deputados.

Também participaram da audiência na Presidência da Câmara a tesoureira da Fenaj, Suzana Tatagiba, o diretor de Relações Institucionais, José Carlos Torves, e o diretor regional Centro-Oeste, Wanderlei Pozzembom.

 

Foto: Wanderlei Pozzembom

Escrito por Fenaj

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo