Desde o dia 1º de abril, os jornalistas dos Correios de todo país estão trabalhando 5 horas por dia, de segunda à sexta, totalizando 25 horas semanais, uma vez que não há expediente aos sábados, de acordo com a Regulamentação Profissional da categoria (Decreto nº 83.284) e da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Os profissionais estavam cumprindo jornada de 44 horas semanais.
Essa redução da carga horária tem como base decisão da Justiça paulista que, a partir de ação movida pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, reduziu a jornada de trabalho para os jornalistas dos Correios contratados como Analista de Correios – especialidade técnica em Comunicação Social – Jornalismo.
Os Correios ainda tentam recorrer da decisão e a questão será definida pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), em Brasília. No entanto, no dia 27 de março, a empresa publicou uma circular anunciando que irá cumprir a decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região) imediatamente.
O passo seguinte que está sendo aguardado pelos profissionais é o pagamento das horas extras acumuladas por causa do trabalho exercido acima da jornada legal da categoria.