No dia 10 de abril o Conselho de Representantes da Fenaj aprovou a prestação de contas da entidade relativa a 2014 e a previsão orçamentária para 2015. Os representantes de 13 Sindicatos de Jornalistas presentes aprovaram, também, encaminhamentos relativos às principais ações da categoria para este ano, como a aprovação da PEC do diploma, o combate à terceirização e às demissões de jornalistas e a luta pela democratização da comunicação.
O presidente da Fenaj, Celso Schröder, fez inicialmente um balanço das lutas prioritárias empreendidas pela Federação em 2014, entre elas o combate à violência praticada contra jornalistas, a defesa do diploma, a atuação da Fenaj no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, a democratização da comunicação, a ação internacional da Federação junto à FIJ e à FEPALC, e destacou a necessidade da entidade e dos Sindicatos de Jornalistas atuarem juntamente com outras categorias e entidades no combate à onda de conservadorismo que assola o país e na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Entre as orientações aprovadas pelo Conselho de Representantes destacaram-se a luta pela aprovação da PEC do Diploma na Câmara dos Deputados e a mobilização contra o PL da Terceirização. Na especificidade da realidade do exercício da profissão no país, deliberou-se por intensificar a luta contra as demissões de jornalistas e a precarização da profissão, com o indicativo de uma mobilização nacional para maio.
A FENAJ deverá encaminhar conjuntamente com os Sindicatos, ainda, uma denúncia de práticas antissindicais das empresas de comunicação, uma campanha de valorização da profissão e sindicalização, além de uma ação junto aos Correios para que seja respeitada a carga horária de 5 horas dos jornalistas.
Democratização da comunicação
Já no dia 11 de abril, a FENAJ realizou um seminário sobre democratização da comunicação. Após um balanço da realidade do setor e do movimento por um novo marco regulatório para as comunicações no Brasil, deliberou-se pela intensificação da luta pela realização da II Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM).
Escrito por FENAJ