Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Congresso da Fenaj: Assembleia elege delegados e delegadas

Congresso da Fenaj: Assembleia elege delegados e delegadas


mesa_sjsp

Os delegados e as delegadas ao 37º Congresso da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) foram eleitos em assembleia realizada nesta segunda-feira (01), no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), na capital paulista.

Por 28 votos a 4, foram eleitos seis delegados (as) da Chapa 1, apresentada pelo Sindicato e que tem na composição representantes na direção da Fenaj – Guto Camargo, Márcia Quintanilha, Paulo Zocchi, Clélia Cardim (Telé) e Vitor Ribeiro, além de Evany Sessa e Rubens Chiri. A Chapa 2, apresentada pela oposição, terá como delegada Michele da Costa.

Diante da conjuntura de golpe à democracia e de forte intransigência dos patrões nas negociações salariais, a avaliação é de que o 37º Congresso Nacional deve ser um espaço para debater propostas concretas a essas questões, avalia Paulo Zocchi, presidente do SJSP.

“A postura do sindicato é de luta, de diálogo com a base e de agregar. É essa a proposta que será levada por nós”, afirma Zocchi.

Entre outros problemas, o presidente do Sindicato destacou a situação enfrentada pelas assessorias de imprensa porque os patrões não reconhecem como jornalismo o que se faz nesses espaços de trabalho “e decidiram dinamitar os acordos coletivos”, criticou.

Para Guto Camargo, do Conselho Diretor do SJSP e eleito vice-presidente da Fenaj, é necessário “um salto de qualidade na forma de fazer sindicalismo e o 37º Congresso Nacional representa a oportunidade de fazer esse debate avançar”.

O 37º Congresso da Fenaj se realizará de 25 a 28 de agosto, em Goiânia, com o tema “Jornalismo ético: a sociedade quer e precisa”. Caminhos para o exercício ético do jornalismo, formação profissional e um novo marco regulatório para uma comunicação democrática, ética e plural são alguns dos debates programados para o evento.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo