A comissão dos empregados da EBC e os sindicatos que representam os trabalhadores da estatal convocaram para sexta-feira (12/03) plenária para discutir a inclusão da empresa no Plano Nacional de Desestatização (PND). O objetivo é que se consiga construir junto aos trabalhadores formas de mobilização contra o desmonte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que tem se acelerado pelas políticas do atual governo.
A inclusão ao PND foi formalizada ontem (10) em Brasília pelo ministro das comunicações Fábio Faria, após reunião junto com representantes da equipe econômica, da direção da EBC e do BNDES. O ministro é genro do empresário de comunicação Senor Abravanel (Silvio Santos). No encontro ficou combinado a realização de um estudo de “viabilidade” a ser feito pelo BNDES. A partir dos resultados deste estudo o governo pretende definir o destino da estatal. A ação é mais um avanço do governo Bolsonaro na direção do desmonte e da precarização dos serviços públicos do estado brasileiro, abrindo mais espaço para grandes conglomerados de comunicação atuar no setor.
“O desmonte da EBC começou ainda no governo Temer. O governo Bolsonaro agravou o aparelhamento e as condições de trabalho dos empregados, impondo censura e utilizando a estrutura do estado para fazer proselitismo” afirma Eduardo Viné, empregado da EBC e diretor sindical do Sindicato dos Jornalistas de SP. “Agora a investida é no sentido de desmontar a estrutura da empresa e piorar substancialmente as condições de trabalho dos empregados, com a inclusão no PND e a insistência na retirada dos direitos via as negociações do ACT deste ano”, pontua. Os trabalhadores estão desde dezembro em estado de greve por conta da negociação do acordo coletivo.
A privatização da Empresa Brasil de Comunicação foi uma das promessas de campanha de Bolsonaro, apesar da estatal ter clara função constitucional (Capítulo V, Art. 223) de complementaridade entre a radiodifusão pública, estatal e comercial. Ela engloba as atividades da TV Brasil, Agência Brasil, Rádioagência Nacional, Rádios Mec e Rádio Nacional, além de compor a Rede Nacional de Comunicação Pública.
PLENÁRIA DAS(OS) TRABALHADORAS(ES) DA EBC CONTRA A PRIVATIZAÇÃO!!!!!
Sexta-feira, dia 12 de março de 2021, às 14 horas, via google meet