Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Comissão e sindicatos convocam plenária para discutir privatização da EBC

Comissão e sindicatos convocam plenária para discutir privatização da EBC

A comissão dos empregados da EBC e os sindicatos que representam os trabalhadores da estatal convocaram para sexta-feira (12/03) plenária para discutir a inclusão da empresa no Plano Nacional de Desestatização (PND). O objetivo é que se consiga construir junto aos trabalhadores formas de mobilização contra o desmonte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que tem se acelerado pelas políticas do atual governo.

A inclusão ao PND foi formalizada ontem (10) em Brasília pelo ministro das comunicações Fábio Faria, após reunião junto com representantes da equipe econômica, da direção da EBC e do BNDES. O ministro é genro do empresário de comunicação Senor Abravanel (Silvio Santos). No encontro ficou combinado a realização de um estudo de “viabilidade” a ser feito pelo BNDES. A partir dos resultados deste estudo o governo pretende definir o destino da estatal. A ação é mais um avanço do governo Bolsonaro na direção do desmonte e da precarização dos serviços públicos do estado brasileiro, abrindo mais espaço para grandes conglomerados de comunicação atuar no setor.

“O desmonte da EBC começou ainda no governo Temer. O governo Bolsonaro agravou o aparelhamento e as condições de trabalho dos empregados, impondo censura e utilizando a estrutura do estado para fazer proselitismo” afirma Eduardo Viné, empregado da EBC e diretor sindical do Sindicato dos Jornalistas de SP. “Agora a investida é no sentido de desmontar a estrutura da empresa e piorar substancialmente as condições de trabalho dos empregados, com a inclusão no PND e a insistência na retirada dos direitos via as negociações do ACT deste ano”, pontua. Os trabalhadores estão desde dezembro em estado de greve por conta da negociação do acordo coletivo.

A privatização da Empresa Brasil de Comunicação foi uma das promessas de campanha de Bolsonaro, apesar da estatal ter clara função constitucional (Capítulo V, Art. 223) de complementaridade entre a radiodifusão pública, estatal e comercial. Ela engloba as atividades da TV Brasil, Agência Brasil, Rádioagência Nacional, Rádios Mec e Rádio Nacional, além de compor a Rede Nacional de Comunicação Pública.  

PLENÁRIA DAS(OS) TRABALHADORAS(ES) DA EBC CONTRA A PRIVATIZAÇÃO!!!!!
Sexta-feira, dia 12 de março de 2021, às 14 horas, via google meet

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo