A Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realiza nesta quarta-feira (26), às 19h, o debate “Fake news e eleições: a ética dos jornalistas como instrumento de defesa da democracia”, no auditório Vladimir Herzog (R. Rego Freitas nº 530 – Sobreloja, centro da capital).
O evento tem como convidados o cientista político Eduardo Viveiros de Freitas, a jornalista Evany Sessa, secretária Jurídica e de Assistência do Sindicato dos Jornalistas, e o professor de Ética e Filosofia Humberto Pereira da Silva.
O combate às notícias falsas é uma das prioridades dos representantes da Comissão de Ética do SJSP que iniciaram novo mandato no último dia 23 de agosto, e o debate é o primeiro da série de discussões que a Comissão pretende realizar nesta gestão.
Segundo o jornalista Franklin Valverde, presidente da Comissão, é necessário debater as fake news com a sociedade, bem como o papel social da comunicação.
“As notícias falsas hoje dominam a cena do noticiário, das redes sociais e às vezes até as notícias que são veiculadas em grandes meios de comunicação não deixam de ser uma espécie de fake news. Vamos aprofundar o debate entre os jornalistas e no conjunto da sociedade para tentar mudar essa situação”, destacou Valverde na cerimônia de posse da Comissão.
Debate “Fake news e eleições: a ética dos jornalistas como instrumento de defesa da democracia”
Data: 26 de setembro de 2018
Horário: 19h
Local: Auditório Vladimir Herzog – Sede do Sindicato dos Jornalistas
Rua Rego Freitas nº 530 – Sobreloja – Vila Buarque (Estação República/Linha 3-Vermelha ou Estação Higienópolis-Mackenzie/Linha 4-Amarela).
Entrada franca