Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Comissão da Verdade dos Jornalistas é lançada durante o 14º Congresso

Comissão da Verdade dos Jornalistas é lançada durante o 14º Congresso


comissaoverdade

 

Chega ao fim o primeiro dia do 14º Congresso Estadual dos Jornalistas, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP). A atividade do dia foi encerrada às 20h deste sábado, após o lançamento da Comissão da Verdade e Justiça dos Jornalistas.

Participou da mesa deste ato o ex-presidente do SJSP e patrono deste Congresso, Audálio Dantas, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schroder e os membros do Comitê Paulista Pela Memória, Verdade e Justiça, Antonio Carlos Fon (também ex-presidente do SJSP) e Denise Fon (conselheira de Ética do SJSP). O governo da presidenta Dilma Roussef esteve representado por Gilney Viana, coordenador do projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

O ato foi também o lançamento da cartilha “Jornalistas Vítimas da Ditadura Militar: Memória, Verdade, Justiça e Direitos Humanos”. Enquanto ela era apresentada aos delegados, José Augusto Camargo (Guto), presidente do SJSP, discursou sobre a importância dessa iniciativa para a categoria. “O Sindicato pretende ajudar a reconstruir uma parte da história que nós jornalistas também fazemos parte. Os jornalistas, até por força da profissão, foram perseguidos e mortos pela ditadura. Queremos, desta forma, dar nossa contribuição para ajudar a esclarecer os crimes cometidos na época”, afirmou Guto.

Além do lançamento da Comissão e da cartilha a tarde de sábado foi palco de debates sobre as teses que fazem parte deste Congresso. Os debates se encerrarão no começo da tarde de domingo com a aprovação da Carta de Caraguatatuba, contendo todas as informações que foram debatidas em plenária e com a eleição dos sete delegados que participarão do Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontecerá em novembro, no Acre.

Foto: Roberto Claro

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo