Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Combate ao racismo, machismo e homofobia nos locais de trabalho nos locais de trabalho em debate nesta quinta

 

“Jornalismo e direitos humanos: fortalecimento da profissão e combate ao racismo estrutural, machismo e homofobia nos locais de trabalho” será o tema da próxima reunião preparatória para o 16º Congresso Estadual dos Jornalistas, que acontece em agosto e tem por objetivo definir diretrizes de atuação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) nos próximos anos. O debate acontece nesta quinta-feira, 29 de junho às 19h.

Para participar da atividade é só enviar um e-mail para jornalista@sjsp.org.br ou uma mensagem para (11) 91372-7285 até às 17h desta quinta-feira (29 de junho). O link da reunião será enviado até este horário e nos grupos de Whatsapp do Sindicato.

Confira o temário e o regimento aqui. 

Democracia

Na reunião preparatória da semana passada, o tema debatido foi “Jornalistas em defesa da democracia: luta contra fake news e ataques contra a categoria”. Paulo Zocchi, jornalista na Editora Abril e membro da diretoria do SJSP, destacou o artigo 5º da Constituição, que garante o direito à informação ressaltando que o jornalismo está estruturado tanto no setor estatal, financiado pelo Estado, quanto no setor privado, historicamente mantido pelas empresas de comunicação. 

“Com a chegada das novas plataformas, que limitaram as fronteiras abertas do jornalismo, as empresas ‘parasitárias’ se apropriam gratuitamente do conteúdo jornalístico. A expectativa é de que o projeto de taxação das plataformas resulte na criação de um fundo destinado ao conteúdo jornalístico para favorecer a sustentabilidade do Jornalismo com respeito aos direitos trabalhistas”, afirma Zocchi.

Fake News, PEC do Diploma e violência

A taxação das plataformas foi lembrada como fator que também pode contribuir no combate de notícias falsas. Outros pontos foram debatidos, como o PL das Fake News e a regulamentação da profissão com base no diploma, além da violência enfrentada pelos jornalistas, especialmente durante o governo de Jair Bolsonaro, que foi condenado a pagar uma indenização, em ação movida pelo SJSP.

Como participar do congresso

Cada reunião preparatória também é considerada um encontro “oficial” para a eleição das delegadas e delegados do Congresso: quem participar de ao menos três atividades, está automaticamente habilitado a ser delegada(o), desde que esteja sindicalizada(o). 

Reuniões por local de trabalho

Além dos encontros temáticos, estão previstas, para até 27 de julho, atividades presenciais ou virtuais nos locais de trabalho para o debate dos temas do congresso e a eleição de delegada(o). Contate o Sindicato para organizar uma reunião!

Quem já participou de três reuniões, já pode se cadastrar como delegadas(os), enviando uma mensagem até 28 de julho para o e-mail jornalista@sjsp.org.br ou preenchendo o formulário diretamente.
Clique aqui e preencha: FICHA DE INSCRIÇÃO – 16º CONGRESSO ESTADUAL  DE JORNALISTAS DE SP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo