Um pouco da história da Coluna Moagem
– A coluna Moagem nasceu oficialmente em março de 1991, quando o jornal Unidade, que circulava apenas em ocasiões especiais, ganhou periodicidade mensal. À época, o Sindicato era presidido por Antonio Carlos Fon e tinha como vice-presidente José Hamilton Ribeiro, que, nessa condição, assumiu o desafio de relançar e dirigir o Unidade. Foi dele a ideia de criar uma coluna para destacar o vaivém dos “coleguinhas”, um espaço, como sempre enfatizava, para mostrar gente do métier. O título, segundo explicou, foi inspirado nas rodas de conversas de final de dia entre os caboclos, que nas fazendas do Centro Oeste eram chamadas de moagem. Nasceu com meia página e em pouco mais de dois anos já ocupava três páginas do jornal, espaço que manteve por mais de 15 anos, quando, em função de redução de despesas, passou para as duas que ocupou até março passado.
– Cinco anos depois de seu lançamento, nascia o FaxMOAGEM, informativo semanal de uma página com o vaivém e notícias das redações, enviado semanalmente para assinantes por fax. Em pouco tempo, a publicação ampliou seu noticiário para praças como Rio de Janeiro e Brasília, ganhando uma página a mais e grande audiência nas redações. Quando se transformou em Jornalistas&Cia e passou para a versão em pdf, já era um informativo praticamente nacional, com mais de cinco páginas, características que mantém até hoje, mas com frutos como o Portal dos Jornalistas e o Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.
– A TV Globo apresentou à imprensa em 17/7, em sua sede paulistana, o programa semanal Como será?. Sob comando do diretor Maurício Yared e apresentação de Sandra Annenberg, a nova atração ampliará o conteúdo hoje abordado pelos programas Globo Ciência, Globo Ecologia, Ação, Globo Cidadania e Globo Educação.
– No estúdio, Sandra receberá convidados e os próprios repórteres do programa, que falarão sobre os bastidores das matérias. Max Fercondini e Alexandre Henderson conduzirão seis novos quadros, que serão flexíveis no programa. Além deles, estão no time quatro repórteres exclusivos – Helena Lara Resende, Rogério Coutinho, Julia Bandeira e Mariane Salerno. A atração também contará com a estrutura de sucursais e afiliadas da TV Globo de todo o País.
– Josemar Gimenez deixa a ponte aérea Belo Horizonte-Brasília nos próximos dias e monta residência em São Paulo, onde assumirá uma nova posição no estafe dos Diários Associados. O objetivo é consolidar a presença da organização no maior mercado do País e desenvolver novas alianças econômicas com vistas aos vários produtos e projetos dos Diários, especialmente em Brasília, onde o Correio Braziliense é líder. Com a mudança, deixa o dia a dia das redações e o comando do Correio Braziliense e do Estado de Minas, mas não será substituído. Os atuais editores-chefes dos dois jornais (Ana Dubeaux, no Correio, e Carlos Marcelo Carvalho, no EM) ficarão responsáveis pela edição e ele se libera para suas novas atividades.
– Josemar volta à cidade onde morou de 1990 a 2000, atuando primeiramente na sucursal São Paulo de O Globo, ocupando os cargos de coordenador do caderno de Economia e chefe de Redação, e depois no Diário Popular, então dirigido por Orestes Quércia, como diretor de Redação. Em novembro de 2000 deixou São Paulo para trabalhar nos Diários, como diretor de Redação do Estado de Minas. Pouco tempo depois, com a saída de Ricardo Noblat do Correio Braziliense, em outubro de 2002, assumiu também o Correio Braziliense, sendo em seguida eleito para o cargo vitalício de condômino da organização.
– A montagem de uma estrutura mais robusta e representativa em São Paulo é antiga aspiração dos Diários, que agora se materializa com a indicação de um de seus principais executivos para tocar o negócio. Josemar tem como objetivos construir novas pontes com lideranças e empresários do setor privado e ampliar as relações políticas nos três níveis do Executivo. Os contatos de Josemar são josemar.gimenez@diariosassociados.com.br e 61-9119-8980.
SuperSimples
– O Senado aprovou por unanimidade, em 16/7, o PLC 60/2014, de autoria do deputado Vaz de Lima (PSDB-CE), que universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional, mais conhecido como SuperSimples, regime de tributação simplificado para micro e pequenas empresas. A expectativa é de que a nova tabela de alíquotas para serviços entre em vigor em janeiro de 2015. O texto aprovado prevê mudanças nas tabelas para serviços, com alíquotas que variam de 16,93% a 22,45%. O projeto, que vai agora à sanção presidencial, além de incentivar a pequena empresa, estende o benefício a novas categorias de prestadores de serviço, como produtoras de conteúdo e assessorias de imprensa. “Foi uma vitória importante, que envolveu esforços do Sebrae, da Fenaj e de várias outras entidades representativas de segmentos profissionais que há anos lutavam por sua inclusão no SuperSimples”, avalia o diretor de Relações Institucionais da Fenaj José Carlos Torves.
– Edna Dantas e André Caramante são as novas contratações do R7, ela como chefe de Reportagem e ele, repórter especial. Brasiliense, Edna começou como repórter de Cidade do Jornal de Brasília. Ainda na Capital Federal, passou pelas sucursais de Estadão e Folha de S.Paulo. Desta, após cobertura da CPI de PC Farias, que culminou com o impeachment do presidente Fernando Collor, foi transferida para a sucursal do jornal no Rio de Janeiro. Em 1994, a convite de Veja, mudou-se para São Paulo, atuando inicialmente em Política e, depois, em Artes e Espetáculos. Também em São Paulo, trabalhou nas redações de IstoÉ, Carícia, Tudo e Época. Chefiou o escritório da Radiobrás (hoje EBC) no Rio na gestão de Eugênio Bucci. Em 2008, retornou para São Paulo para atuar como redatora-chefe da revista Quem, passando ao site de Contigo, na Editora Abril, onde foi diretora de Redação até agosto do ano passado.
– Repórter investigativo, Caramante atua com ênfase na área da Segurança Pública e dos Direitos Humanos. Trabalhou no Grupo Folha por 14 anos e meio (Folha de S.Paulo, Agora SP e Notícias Populares), e também no Diário Popular. Denunciou a existência de sete grupos de extermínio formados por policiais e ex-policiais. De 2002 a 2013, escreveu sobre cultura hip hop para o Agora SP. É autor do livro-reportagem Aqui dentro – Páginas de uma memória: Carandiru. Em 2012, ganhou a 16ª edição do Prêmio Santo Dias. No ano seguinte, a Presidência da República concedeu-lhe o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, mais alta condecoração brasileira na área. É um dos idealizadores do site Ponte, cujo foco é segurança pública, justiça e direitos humanos. Também colabora para veículos como Rolling Stone, Quatro Rodas e Venice.
São Paulo
– Letícia Pimenta (lpimenta@globocondenast.com.br) assumiu em 15/7 o posto de editora de Projetos Especiais da Vogue (Globo-Condé Nast), no lugar de Caroline Vasone, que saiu, e passa a cuidar de publicações como Vogue Kids, Vogue Noiva e Vogue Viagens, entre outras. Retorna, assim, à revista, em que, entre dezembro de 2013 e maio deste ano, já havia atuado interinamente como redatora-chefe. Carioca, Letícia começou como estagiária no Jornal do Brasil, e passou pelas revistas Programa, Quem e Veja Rio, até se mudar no final do ano passado para São Paulo.
– Ricky Hiraoka desligou-se da Editora Abril após seis anos na casa, onde foi repórter da extinta Gloss e nos últimos três anos era titular da coluna social Terraço Paulistano da Veja SP. Ele disse que vai tocar alguns projetos próprios na web, além de investir na carreira de roteirista. Seus contatos pessoais são 11-993-196-073 e ricky.eca@gmail.com.
Assessorias
– Marcos Besse deixa a Hill+Knowlton, onde por seis anos foi diretor de Atendimento para as áreas de Tecnologias e Finanças, e passa a integrar a equipe de Marketing e Comunicação Institucional da First Data, empresa especializada em processamento de pagamentos e comércio eletrônico. Seus novos contatos são marcos.besse@firstdatacorp.com.br e 11-3631-1620.
– Cesar Calejon (ex-JeffreyGroup, S2Publicom e Grupo Máquina) assumiu na última semana o cargo de gerente de contas da Zeno do Brasil, empresa do Grupo Edelman, em que responde pelo grupo de tecnologia da agência. O novo contato de Cesar é cesar.calejon@zenogroup.com.
Interior
– Helder Bertazzi assumiu o comando Grupo Folha da Região, de Araçatuba, que mantém o jornal homônimo, sua versão digital e a TV Araçatuba. Ex-diretor de Jornalismo Online do Diário do Grande ABC, Helder (11-973-051-370 e helder.bertazzi@gmail.com) foi um dos idealizadores da Folha Online (da qual foi editor-chefe em 2002), e também passou por Terra, UOL e foi assessor de imprensa do Palmeiras por cinco anos. Apesar do novo posto, segue com as atividades em sua Z2 Comunicação, assessoria orientada para esportes e futebol.
Registro-SP
– Faleceu em 20/7, aos 41 anos, a assessora de imprensa para Assuntos Corporativos da Volkswagen do Brasil Andrea dos Santos Ayarroio. Ela retornava a São Paulo, após uma viagem ao interior do Estado, quando o automóvel em que estava se chocou com a traseira de um micro-ônibus. O acidente ocorreu no km 195 da rodovia Castelo Branco, no município de Pardinho. Ela era viúva de Sergio Ayarroio (ex-Volkswagen e Pequenas Empresas Grandes Negócios), que, por trágica coincidência, também faleceu num acidente automobilístico, em abril de 2005, quando participava de lançamento da Fiat, em Minas Gerais. Ela deixa um filho, Pedro, de 10 anos, que estava no automóvel no momento do acidente, mas que não corre risco de morte. Andrea tinha mais de 20 anos de Volkswagen, onde começou em 1992, como estagiária, e apenas esteve ausente entre 1996 e 1997, quando atuou por uma emissora no interior paulista.
Curtas-SP
– Como a direção do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo considerou muito ruim a proposta patronal para reajuste salarial da Campanha 2014, uma nova rodada de negociação está marcada para a próxima 4ª.feira (30/7), quando os jornalistas apresentarão uma contraproposta. Para deliberar sobre os novos índices, a entidade convoca assembleia no auditório da sede (rua Rego Freitas, 530, sobreloja) para 2ª.feira (28/7), às 12 horas. A pauta de reivindicações pode ser conferida no http://migre.me/kAmmi.
– O OrbitalLab, projeto de Adriana Garcia, Cristina Zahar e Leandro Beguoci, vai realizar de 28/7 a 1º/8 uma escola pop-up de inverno de mídia digital. Serão aulas de três horas sobre temas atuais, como Introdução a UX, para quem faz conteúdo, Design Thinking e Comunicação para Startups. A iniciativa faz parte de uma parceria com a Escola de Tecnologia da PUC-SP. As aulas começam sempre 19h30. Mais informações no http://migre.me/kA2Jb.
– Será em 9/8, no Hub B4i (rua Groenlândia, 808), a próxima edição do encontro Jornalirismo, que contará com as participações do repórter e comentarista Ricardo Kotscho e do especialista em criação para mídias digitais e interativas Eco Moliterno. Informações e confirmação de presença pelo contato@jornalirismo.com.br.
Copa
– Vinte mil profissionais de 113 países, sendo 10.635 oficialmente cadastrados. Esses foram dois dos números divulgados pelo Blog do Planalto – mantido pelo Governo Federal – sobre a cobertura do evento no Brasil. Só no centro João Saldanha (RJ) foram 4.166 jornalistas cadastrados, representando 83 países. O número de matérias nacionais sobre a Copa chegou a 35.785, em 517 veículos monitorados. Também houve o recorde global do twitter durante jogo Brasil e Chile, que contabilizou 388.985 mensagens enviadas por minuto.
Prêmio
– Jornalistas têm até 31/7 para se inscreverem ao Prêmio MPT de Jornalismo 2014, promoção do Ministério Público do Trabalho. Na fase regional serão concedidas menções honrosas para repórter cinematográfico, mídias sociais, jornal impresso, revista impressa, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e fotojornalismo. Na fase nacional serão contemplados os vencedores das mesmas categorias, com R$ 10 mil (repórter cinematográfico) e R$ 15 mil (demais categorias), e haverá ainda um prêmio especial na categoria fraudes trabalhistas, no valor de R$ 45 mil. Podem ser inscritas reportagens publicadas entre 1º/1/2013 e 31/7/2014. Mais informações no http://migre.me/kcXwy.
Do Jornalistas&Cia