Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cojira-SP e Cineclube apresentam sessão de filme com debate no SJSP

Cojira-SP e Cineclube apresentam sessão de filme com debate no SJSP


 

cojirafilmesite

 

Em parceria com a Cojira-SP (Comissão de Jornalistas Pela Igualdade Racial no Estado de São Paulo), o Cineclube Afro Sembene exibe no mês de dezembro dois longas no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP): “Em Nome de Cristo” e “Jardim Beleléu”A sessão acontece dia 21 deste mês (sábado), às 19 horas, na Rua Rêgo Freitas, 530 – sobreloja e será seguida de debate com membros da equipe que realiza o evento ou com a participação de um comentarista convidado.

 

O Cineclube Afro Sembene 

A proposta é realizar sessões em dose dupla, ou seja: um filme do continente africano e um filme de um(a) diretor(a) afro-brasileiro(s), como acontece em shows internacionais que são abertos por bandas ou artistas nacionais como forma de intercâmbio e difusão cultural. Tem também um apelo retrô, em referência e homenagem aos cinemas populares, os quais até meados da década de 1990 exibiam dois filmes como meio de atrair, formar e manter seu público. “Como os cinemas estavam perdendo expectadores, logo surgiu a idéia de oferecer aos cinéfilos a sessão dupla, onde poderiam assistir dois filmes pagando por apenas um bilhete. E muito filme considerado B, não só ganhou repercussão como também se tornaram cults”, explica Oubí Inaê Kibuko, um dos coordenadores e curadores do Cineclube Afro Sembene. 

As sessões acontecem no 3º sábado do mês, pontualmente às 19 horas, sendo a exibição do filme seguida de debate com membros da equipe realizadora ou com a participação de um comentarista convidado, acompanhado por um chá de confraternização e outras práticas da cultura africana.

 

Filmes

Em Nome de Cristo (Au Nom du Christ). Diretor: Roger Gnoan M’Bala. Elenco: Pierre Gondo, Naky Sy Savane, Akissi Delta. Gênero: Drama. Duração: 90 minutos. Ano de Lançamento: 1993. País de Origem: Costa do Marfim. Idioma do Áudio: Francês. Legendas: Português. Acervo pessoal.

Sinopse: Gnamien Ato, um criador de porcos que também trabalha ocasionalmente como soldador, é desprezado por todos na vila de Balo Ahuekro, que tem uma população de três mil. Um dia, sozinho na floresta e após uma bebedeira, experimenta “convulsões hipnóticas” e tem a visão de uma criança que, com uma voz celestial, lhe diz qual é a sua missão na vida. Tomando esse sonho como realidade, vai para a praça da aldeia uma manhã para pregar sua nova fé. Ele realiza vários “milagres”, ganhando assim a confiança dos moradores. Convictos da vinda de um “messias”, os habitantes de Balo Ahuekro aderem todos à nova fé. Magloire 1, o novo nome do criador de porcos e que também afirma ser filho de Cristo, adquire grande fama. De todo o país vêm pessoas para vê-lo: pretensos políticos, comerciantes que querem ganhar mais dinheiro, mulheres estéreis, paralíticos, cegos e pessoas pobres.

Jardim Beleléu. Diretor: Ari Candido Fernandes. Gênero: Ação. Elenco: José Wilker, Flavio Bauraqui, Thalma de Freitas, Laércio de Freitas, Adyel Silva, Misty, Nábia Vilela. Duração: 15 min. Ano: 2009 – Formato: DVD. País: Brasil. Local de Produção: São Paulo, zona leste, Itaquera e Cidade Tiradentes. Cor: Colorido. Acervo pessoal.

Sinopse: Itamar (Flavio Bauraqui), trabalhador da indústria metalúrgica, dá um duro danado todo dia para sustentar a esposa Roseli (Adyel Silva), e suas duas filhas. Um dia, voltando do trabalho após receber seu salário, é assaltado no ônibus por um casal. No dia seguinte, após ser humilhado pelo sogro por pedir-lhe dinheiro emprestado, resolve vender um revólver que conservava para sua proteção. No trajeto, avista Corisco Sputnik (José Wilker), o assaltante, junto com a comparsa (Thalma de Freitas). Furioso, resolve matar o assaltante, segue-o sem ser percebido até sua casa, quando se depara com uma cena que será sua chance de redenção.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo