Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cojira: Homenagem a José Cândido

Cojira: Homenagem a José Cândido

O Sindicato e a Corija/SP divulgam nota em memória ao deputado estadual por São Paulo, José de Souza Candido (PT/SP). Ee faleceu no último domingo, 12 de fevereiro. O parlamentar era parceiro do Sindicato e apoiou várias atividades realizadas pela COJIRA-SP, coordenada pela diretora Cândida Vieira, no mês da Consciência Negra, em novembro. Ele também patrocinou a Exposição Vozes pela Igualdade de jornais da Imprensa Negra Paulista do século XX, que ocorreu no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo. Leia a nota elaborada. Leia a íntegra da nota.

 

São Paulo, 14 de fevereiro de 2012

 

 

Da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial – Cojira/SP e da diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo aos familiares, amigos e colaboradores do deputado estadual José Cândido,

 

 

Diz uma antiga lenda de nosso Continente-Mãe que o espírito de um grande guerreiro, quando lhe deixa o corpo, não abandona seu povo. Permanece ali, gerando energia, alimentando os sonhos e a determinação rumo às realizações, recriando-se no cantar dos gritos, até que novos guerreiros estejam igualmente prontos para que sua jornada siga em frente e que nada se perca da história e do destino desse povo. Só depois disso é que ele pode ir repousar na terra de seus ancestrais.

Dizem que esse grande guerreiro pode ser reconhecido no olhar de cada criança que nasce, nas mudanças corpóreas de cada mãe que gesta um filho, uma filha; nos gestos de um adolescente que passa pelos rituais de iniciação; na determinação de uma mulher ao repassar aos mais jovens a herança imaterial desse povo; de cada malungo que parte para as batalhas da vida.

É relembrando essa lenda que reconhecemos nas pegadas deixadas pelo nosso guerreiro José Cândido, estrelas luminosas que se fazem constelação, a nortear todos e cada um de nós, seu povo.

Com seu jeito simples, sem empáfia, militou diuturnamente, desprezando o cansaço, as dores, sem esmorecimento, e ensinando-nos que liderança não é sinônimo de imposição e sim de exemplo. Voz mansa, sorriso constante, jeito de homem do povo – do seu povo –, olhar determinado, conquista após conquista, sem tonitruar, nem vilipendiar os vencidos.

É assim que sempre nos lembraremos de José Cândido. E tomara que não seja apenas uma antiga lenda de nosso Continente-mãe. A gente jamais perderá de vista a luz desse grande guerreiro.

 

 

José Augusto de Oliveira Camargo

Presidente

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo