Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

CNN Brasil realiza novas demissões e sobrecarrega jornalistas com “reestruturação”

Emissora foi responsável por realizar dezenas de demissões ao final de 2022; jornalistas são submetidos a acúmulo de funções e pressão das chefias
Redação - SJSP

Foto: Divulgação

Em dezembro de 2022, a CNN Brasil demitiu dezenas de jornalistas em São Paulo e extinguiu mais de 100 postos de trabalho nas diferentes praças da emissora. No processo de negociação estabelecido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo à época, a empresa afirmara que o processo de produção de conteúdo seria ajustado e os profissionais que ficaram não seriam sobrecarregados com o acúmulo de funções.

Após quase um ano, entretanto, a empresa sediada na Avenida Paulista volta a realizar cortes coletivos: na manhã e na tarde desta quarta-feira (22 de novembro), profissionais foram demitidos após o anúncio de uma profunda reestruturação que precariza ainda mais o trabalho jornalístico.

Nessa nova configuração, a CNN Brasil passará a funcionar por editorias, em que equipes extremamente enxutas precisarão se revezar nas diferentes funções jornalísticas: cada profissional terá de desempenhar as funções de redator, produtor, editor…

Além do evidente acúmulo de função, a emissora prejudica ainda mais o trabalho e promove demissões daquelas pessoas que não foram realocadas para essas novas editorias. Uma clara demonstração da pouca consideração da CNN Brasil pela atividade jornalística e completo desrespeito a profissionais que resistiram durante quase um ano se sobrecarregando após o corte de dezenas de colegas.

O SJSP presta solidariedade às e aos colegas demitidos e permanece à disposição das e dos profissionais que permanecem na empresa. Devemos resistir coletivamente contra a precarização e uma reestruturação que prejudica o trabalho da categoria. Entramos em contato com a emissora e solicitamos uma reunião em caráter de urgência para abrir uma negociação.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo