Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

CNE publica novas Diretrizes Curriculares em Jornalismo

CNE publica novas Diretrizes Curriculares em Jornalismo


 

O Conselho Nacional de Educação publicou no Diário Oficial da União da última terça-feira (1/10), a Resolução CNE/CES Nº 1, de 27 de setembro, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado. Agora as universidades têm dois anos para se adequarem às novas normas. A carga horária dos cursos de Jornalismo aumenta de 2700 horas para 3000 horas.

No dia 12 de setembro foi publicada a homologação do Ministério da Educação no Diário Oficial da União. Agora foi publicado o inteiro teor das diretrizes e a definição do prazo de 2 anos para que os cursos de Jornalismo se adéqüem.

Elaborada em 2009 por uma comissão de especialistas indicada pelo MEC, a proposta foi formulada a partir de uma consulta pública pela internet e três audiências públicas que contaram com a participação da comunidade acadêmica, profissionais, empresas do setor e representantes de entidades da sociedade civil. E tramitava no Conselho Nacional de Educação (CNE) desde 2010.

As novas diretrizes se inspiram, em grande parte, no Programa de Qualidade do Ensino de Jornalismo que a FENAJ elaborou e defendeu juntamente com entidades como o FNPJ, a SBPJor e a Intercom.

Valci Zuculoto, 1ª secretária da FENAJ, considera que agora, com a publicação da resolução, os cursos e as entidades do campo do Jornalismo terão mais condições de dialogar mais objetivamente e buscar sanar possíveis dúvidas através de consultas junto ao MEC. “As novas diretrizes avançam no equilíbrio entre teoria e técnica, valorizam a especificidade dos cursos de jornalismo, agora autônomos, e propiciam maior qualificação da formação acadêmica adequada à função social do Jornalismo de produção de informação voltada ao interesse público”, avalia.

 

Fonte FENAJ

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo