Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cineclube exibe documentário sobre a resistência operária e estudantil em Osasco

Cineclube exibe documentário sobre a resistência operária e estudantil em Osasco

Cineclube Vladimir Herzog exibe “Passaporte para Osasco”, de Rui de Souza, que narra como os metalúrgicos se organizaram para realizar a primeira grande greve durante a ditadura militar


O Cineclube Vladimir Herzog exibe amanhã (27), às 19h, o documentário “Passaporte para Osasco” (2016, 90min), de Rui de Souza. O filme resgata a história da resistência ao regime militar imposto em 1964, vivenciada pelo movimento operário-estudantil de Osasco, passando pela morte de um operário em uma caldeira, o que mobilizou os trabalhadores por seus direitos.

O documentário também aborda a criação da Frente Nacional do Trabalho, da comissão de fábrica e do Círculo Estudantil, no ano de 1962; a vitória da chapa Verde de oposição para o Sindicato dos Metalúrgicos, em 1967; o enfrentamento no 1º de Maio na Praça da Sé, em 1968, e a Greve de Osasco, em 16 de julho daquele ano.

Mais do que a paralisação e o confronto com o regime militar em 1968, as decorrências existenciais e emocionais na vida dessas pessoas, os eventos ocorridos nesses anos alteraram intensamente a vida dos personagens que concederam entrevistas para o documentário. O significado desse período se estendeu a antes e depois dele e apresentou-se como traumática ferida, individual e coletiva, não curada.

De acordo com Rui de Souza, “o filme é um anseio de vários artistas, intelectuais e operários de Osasco. Aborda a ‘geração 1968’ na cidade, notadamente a greve de Osasco daquele ano. É uma homenagem a José Ibrahim [liderança operária e personagem central dos acontecimentos abordados em “Passaporte para Osasco”] e seus familiares”.

Após a exibição do documentário, haverá uma roda de conversa com o diretor e a equipe de filmagem.

O que: Exibição do documentário “Passaporte para Osasco” + Debate com diretor
Quando: 27 de junho (terça-feira), às 19h.
Onde: Auditório Vladimir Herzog – Sede do Sindicato dos Jornalistas
Rua Rêgo Freitas, 530 – Sobreloja – República –  São Paulo.
Entrada gratuita.

Escrito por: Redação – SASP, com edição do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Passaporte para Osasco

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo