Cineclube Vladimir Herzog exibe “Passaporte para Osasco”, de Rui de Souza, que narra como os metalúrgicos se organizaram para realizar a primeira grande greve durante a ditadura militar
O Cineclube Vladimir Herzog exibe amanhã (27), às 19h, o documentário “Passaporte para Osasco” (2016, 90min), de Rui de Souza. O filme resgata a história da resistência ao regime militar imposto em 1964, vivenciada pelo movimento operário-estudantil de Osasco, passando pela morte de um operário em uma caldeira, o que mobilizou os trabalhadores por seus direitos.
O documentário também aborda a criação da Frente Nacional do Trabalho, da comissão de fábrica e do Círculo Estudantil, no ano de 1962; a vitória da chapa Verde de oposição para o Sindicato dos Metalúrgicos, em 1967; o enfrentamento no 1º de Maio na Praça da Sé, em 1968, e a Greve de Osasco, em 16 de julho daquele ano.
Mais do que a paralisação e o confronto com o regime militar em 1968, as decorrências existenciais e emocionais na vida dessas pessoas, os eventos ocorridos nesses anos alteraram intensamente a vida dos personagens que concederam entrevistas para o documentário. O significado desse período se estendeu a antes e depois dele e apresentou-se como traumática ferida, individual e coletiva, não curada.
De acordo com Rui de Souza, “o filme é um anseio de vários artistas, intelectuais e operários de Osasco. Aborda a ‘geração 1968’ na cidade, notadamente a greve de Osasco daquele ano. É uma homenagem a José Ibrahim [liderança operária e personagem central dos acontecimentos abordados em “Passaporte para Osasco”] e seus familiares”.
Após a exibição do documentário, haverá uma roda de conversa com o diretor e a equipe de filmagem.
O que: Exibição do documentário “Passaporte para Osasco” + Debate com diretor
Quando: 27 de junho (terça-feira), às 19h.
Onde: Auditório Vladimir Herzog – Sede do Sindicato dos Jornalistas
Rua Rêgo Freitas, 530 – Sobreloja – República – São Paulo.
Entrada gratuita.
Escrito por: Redação – SASP, com edição do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Passaporte para Osasco