Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cine Birita faz edição especial

Cine Birita faz edição especial para Consciência Negra

Quais são as heranças da cultura afrodescendente e do nosso passado escravagista? A próxima edição do Cine Birita traz quatro filmes que, de uma forma ou de outra, abordam a questão sob diferentes aspectos.

O Cine Birita é uma mostra de curtas-metragens que faz exibição de filmes em bares. No dia 28 de novembro, encerrando o Mês da Consciência Negra, a 6ª edição acontece no Café dos Bancários, que fica na Rua São bento, 413, centro de São Paulo.

Na programação, estes títulos:

O Barco – dir. Guilherme Areias e Ana Clara Costa – O filme conta a história da família de Jair, Janete e Pedro que, em contato com elementos que remetem às suas ancestralidades e à cultura afro-brasileira, lidam de formas diferentes, e nos convidam a construir outros imaginários sobre uma das matrizes culturais mais importantes do nosso país.

Cinema de Preto – dir. Danddara – No set de filmagens de sua cinebiografia, Adias Nascimento conversa com a equipe acerca da contribuição de artistas e técnicos afrodescendentes para o cinema brasileiro.

Close – dir. Roseane Gurgel – Jéssica, Suyanne, Bruna e Nathália estão detidas na Unidade Prisional, localizada em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. Um espaço, várias histórias, a mesma esperança compartilhada por todas: resistir e lutar pelo fim do preconceito.

Eu preciso destas palavras escrita – dir. Milena Manfredini – O passado de Arthur Bispo do Rosario é praticamente desconhecido. Sabe-se apenas que era negro, marinheiro e pugilista. Em 1938 é internado na Colônia Juliano Moreira após um delírio místico. Com diagnóstico de esquizofrenia paranoide é iniciada sua peregrinação em busca do divino e da catalogação do universo.

O Café dos Bancários abre às 17h, e os filmes começarão a ser exibidos pontualmente às 19h30. A entrada é gratuita.

Além dos cartões de débito e crédito, a casa também aceita os vales-refeição Alelo, Ticket, Sodexo, VR, Policard e Valecard.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo