Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Centro de Pesquisa da USP realiza seminário sobre datificação da atividade de trabalho de comunicadores

Redação - FENAJ

As novas formas de organização e difusão do trabalho dos comunicadores está diretamente atrelada às lógicas das plataformas digitais e seus modos de extração de dados, os quais movimentam as engrenagens das Big Techs na atualidade. Ao trabalharem e se comunicarem em plataformas de grandes empresas de tecnologia, os trabalhadores da comunicação fornecem dados pessoais e profissionais para as plataformas, contribuindo
assim para esse novo modelo de negócio da indústria digital. Essa dinâmica é um dos objetos de investigação do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-USP), que, nos dias 9, 10 e 11 de maio, realizará o 2º Workshop Datificação da atividade de Comunicação e Trabalho de arranjos de comunicadores: os embates com as determinações das empresas de plataformas, com apoio da Fapesp e do CNPq.

O Workshop é uma das atividades realizadas no âmbito do projeto de pesquisa homônimo contemplado com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na categoria Projeto temático LinCAr/FAPESP, com apoio também do CNPq.

O evento tem o objetivo de colocar em pauta as implicações do trabalho de comunicação mediado pelas plataformas digitais e será composto de uma programação com acesso restrito aos pesquisadores do CPCT e uma programação aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia, que se dará em formato híbrido, com as atividades presenciais acontecendo na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e a transmissão online por meio do canal da ECA-USP no YouTube.

A abertura das atividades públicas acontecerá no dia 9 de maio, às 17h15, com a conferência “Dependência nos Estudos de Plataformas: o que é e o que pode ser”, a ser ministrada pelo professor da Universidade de Toronto, Canadá, e pesquisador do CPCT, Rafael Grohmann. Em sua fala, Grohmann, que investiga a plataformização do trabalho, irá teorizar
sobre os sentidos do termo dependência nos estudos de plataformas, e o que isso significa em relação a outros conceitos como autonomia e soberania.

No dia 10, a programação pública terá início às 9h com a mesa “As pesquisas em IA no Brasil: desenvolvimentos e implicações”, que contará com a participação do professor do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP São Carlos, André Carlos
Ponce de Leon Ferreira, e da professora da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Vânia Valente.

Às 10h30, será realizada a mesa “Trabalho mediado por plataformas”, com a presença da coordenadora do CPCT, Roseli Fígaro, que discutirá a datificação da atividade de trabalho dos comunicadores. E com a participação das representantes da Federação de Cooperativas
de Tecnologia da Argentina, Cecília Munoz, vinculada à cooperativa “Código Libre” e Elena Fisher, que integra a cooperativa “Alternativa Laboral Trans”. As convidadas centrarão suas falas na experiência de cooperativas argentinas de trabalhadores por aplicativos.

Ainda no período da manhã, a partir das 11h30, os pesquisadores do CPCT apresentarão os conceitos-chave que orientam a investigação em desenvolvimento no Centro na mesa “Datificação das atividades de trabalho de comunicadores: reflexões e contribuições”.

As atividades reiniciam no período da tarde, às 14h, com o debate sobre as “Implicações do financiamento de fundações e big tech ao jornalismo brasileiro”. A mesa contará com a participação do professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Afonso de Albuquerque; das pesquisadoras do CPCT, Camila Acosta e Tânia Caliari; do professor de Comunicação na Universidade Rosário, da Colômbia e pesquisador do CPCT, Diego Ramirez; e do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e também pesquisador do CPCT, Thales Lelo.

A partir das 16h30, as reflexões versarão sobre procedimentos de pesquisa, que tem como temática “Metodologias de pesquisa com coleta de dados em plataformas digitais”. A discussão será conduzida pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Raquel Recuero, e pelo professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Marcelo Alves.

No dia 11 de maio, a programação será exclusiva para os pesquisadores do CPCT.

Serviço:
2º Workshop Datificação da atividade de Comunicação e Trabalho de arranjos de comunicadores: os embates com as determinações das empresas de plataformas.
Quando: 9, 10 e 11 de maio.
Onde: Presencial na Sala da Congregação – 1º andar, prédio Central da ECA, Butantã, SãoPaulo. Remoto: Canal da ECA no Youtube.
Inscrição: https://forms.gle/GD4JGD2V6ow6kiqw7
Outras informações: https://comunicacaoetrabalho.eca.usp.br/
Apoio: FAPESP e CNPq

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo