Os jornalistas da Capital, Interior e Litoral disseram sim e aprovaram as últimas contrapropostas dos patrões referentes à Campanha Salarial de Jornais e Revistas. Apesar de ter sido bastante difícil alcançar as conquistas, tanto na Capital, como no Interior e Litoral, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) avalia que alguns itens importantes foram conquistados, como por exemplo, o reconhecimento dos web designers como jornalistas/diagramadores e a equiparação dos repórteres cinematográficos aos fotógrafos.
No Interior e Litoral, a Campanha fechada em Plebiscito foi bastante complicada, pois os patrões chegaram a propor um reajuste de apenas 0,13% para os salários acima do piso, o que, claro, foi recusado. Para se chegar a uma proposta melhor, o SJSP organizou protestos em algumas das principais cidades (leia matéria na página 4) e mobilizou a categoria, o que surtiu resultado. Apesar do reajuste ainda ficar aquém das expectativas da categoria, as propostas melhoraram e os trabalhadores conquistaram 5,85% de aumento no piso salarial, 5,5% de reajuste para salários de até R$ 6 mil e a parcela acima deste valor ganha reajuste de 5% (confira tabela).
Na Capital, os trabalhadores conquistaram 5,5% de aumento no piso salarial, 5,36% de correção para os salários de até R$ 11.260,00 e a parcela acima deste valor sendo corrigida em 4,86% (Veja tabela ao lado). Além disso, mais duas grandes conquistas foram alcançadas nesta Campanha: o reconhecimento de que os Web Designers que trabalham nas redações são jornalistas/diagramadores e a equiparação dos repórteres cinematográficos aos fotográficos, uma vez que imagens em movimento estão sendo postadas nos sites dos jornais.
No início da Campanha Salarial, o SJSP já havia conquistado a fixação da data-base em 1º de junho, o que significa que todos os ganhos serão retroativos. Para os jornalistas da Capital, todo o valor será pago em uma única parcela. Já no Interior e Litoral a quantia poderá ser quitada em até três vezes. Isso dependerá da negociação que acontecerá em cada cidade.
José Augusto Camargo (Guto), presidente do SJSP, avalia que a negociação com os sindicatos patronais, tanto na Capital como no Interior e Litoral, foram bastante duras este ano. “As empresas utilizavam constantemente o argumento dos reflexos da crise internacional e a insegurança do futuro econômico para negar o aumento real. Nós só conseguimos dobrar a resistência patronal com muita insistência e mobilização da categoria. Nossos Plebiscitos contaram com a participação de cerca de 2.500 jornalistas somando a Capital, Interior e Litoral”.
Para Edvaldo Antonio de Almeida, secretário do Interior e Litoral, a Campanha Salarial no restante do Estado foi marcada por dois pontos: “Por um lado, a dificuldade de negociação, intransigência e desrespeito por parte dos patrões e do outro o crescimento da mobilização que, para mim, foi a nossa conquista mais importante”, Para ele, “só com muita mobilização é que podemos fazer valer nossos direitos”.
Assessoria de Imprensa
As dificuldades de negociações têm sido a marca da Campanha Salarial de Assessoria de Imprensa.
Os patrões ofereceram reajuste salarial repondo apenas o índice de inflação (INPC) de 4,86% e se negam a receber a direção da entidade para continuar as negociações.
Há meses que o SJSP procura marcar reuniões com os empresários de Assessorias de Imprensa para dar continuidade às negociações, mas não obtém resposta. A informação é que os dirigentes do sindicato patronal estão sempre viajando e isso inviabiliza a marcação de novas rodadas.