A abertura da exposição “Henfil 70 anos”, realizada na última segunda-feira, dia 2, no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), uniu jornalistas, cartunistas, familiares e admiradores, numa atividade onde a lembrança e a saudade deram espaço a risos e histórias entre amigos. Sentaram à mesa, José Augusto Camargo (Guto), presidente do SJSP, Ivan Consenza, filho de Henfil e o cartunista Jal.
A exposição mostra os trabalhos de Henrique de Souza Filho, o Henfil, com seus traços característicos que fizeram o jornalista famoso em todo o país. Desenhos humorísticos, políticos, críticos e satíricos que ficam expostos até o dia 30 de junho na sede do SJSP.
“Foi uma honra e um prazer imenso participar da organização dessa atividade”, disse Evany Sessa, secretária de Relações Sindicais e Sociais do Sindicato. “O Henfil, sua arte e a contribuição dele para o jornalismo e para a sociedade é indiscutível. O Sindicato fica honrado em receber um evento como este e ainda mais poder organizar, cuidar de perto. A atividade foi muito boa e ainda tem mais coisa por vir”, afirmou a dirigente.
A abertura da exposição deu início à semana comemorativa dos 70 anos do jornalista, que conta com mais duas atividades. Primeiro, dia 5 de junho (quinta-feira), também na sede do SJSP, uma mesa de bate papo sobre o cartunista Henfil e sua arte, com a presença de seu amigos e cartunistas JAL (presidente da ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil), Claudio Oliveira (lançado por Henfil), José Luis Ohi e Paulo Caruso.
Já dia 6, sexta-feira, será exibido o filme “Tanga – Deu no New York Times”, escrito, roteirizado e dirigido por Henfil. Tanga é um país fictício, governado por um ditador onde tudo depende das manchetes do New York Times. Henfil, na pele de Kubanim, o sobrinho do ditador, acaba fraudando as manchetes do único exemplar do jornal que é enviado para Tanga e promove um verdadeiro pandemônio revolucionário.
Foto – Da esquerda para a direita, Jal, Guto e Ivan – Comunicação/SJSP