Reunião na próxima segunda (15) organizará protesto contra a decisão judical que negou indenização e culpou o repórter fotográfico pela bala de borracha disparada pela polícia durante manifestação
Nessa quarta (10) ocorreu a reunião para debater a decisão da Justiça de São Paulo, que negou pedido de indenização ao repórter fotográfico Alex Silveira e ainda culpou o profissional por ter tomado um tiro da Polícia Militar.
Participaram do ato representantes de diversas entidades de direitos humanos, além de membros da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (ARFOC-SP) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP). Para todos os presentes a decisão do Tribunal de Justiça de SP, além de ser injusta do ponto de vista da indenização, pois desampara a vítima, aponta principalmente para o cerceamento da liberdade de imprensa.
Na próxima segunda-feira (15) haverá uma reunião de trabalho no Sindicato dos Jornalistas (SJSP), às 20 horas, no auditório Vladimir Herzog para organizar um protesto contra a decisão. A ideia é utilizar um tapa-olho durante um dia específico, numa ação irá envolver o maior número de pessoas e redações do estado de São Paulo.
Além disso, a ARFOC-SP irá organizar um dossiê fotográfico com imagens de agressões a jornalistas. O detalhamento das ações serão passados ao longo da próxima semana.
Reunião de trabalho acontece na segunda-feira (15 de setembro), às 20h, na sede da entidade, rua Rego Freitas, 530, sobreloja, próximo à igreja da Consolação.
Texto: Redação – Arfoc-SP