A FENAJ, juntamente com os Sindicatos de Jornalistas e o GT da campanha em defesa do diploma ampliam nesta semana, quando o Senado realiza esforço concentrado, a pressão pela votação, em segundo turno, da PEC 33/09. Delegações de vários estados confirmaram presença nas atividades. Pronta para votação, a matéria precisa de quorum qualificado para sua aprovação.
Os Sindicatos dos Jornalistas de São Paulo e de Goiás providenciaram ônibus para suas delegações participarem da mobilização, que já conta com a confirmação da participação, também, de dirigentes sindicais da Paraíba, Estado do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal e de Minas Gerais, além de dirigentes do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
A mobilização em Brasília vem sendo preparada desde meados de julho, inclusive com estrutura para alojamento no Clube de Imprensa, visando garantir a participação das delegações nos dias 7, 8 e 9, quando o Senado realiza sessões deliberativas em plenário. “Nossa expectativa é de que a votação se dê já nesta terça-feira [7/8], mas se for necessário ficaremos em vigília nos 3 dias”, conta Valci Zuculoto, da Executiva da FENAJ e do GT da campanha em defesa do diploma. Panfletagem, contato direto com lideranças pedindo a aprovação da PEC 33/09 e vigília nas galerias do Senado compõem o leque de ações. A Federação providenciou mais camisetas, adesivos e praguinhas para as manifestações. “E vamos, também, nos articular com outras categorias profissionais que tiveram a votação de matérias de seu interesse adiadas no final do primeiro semestre”, adianta Valci. Para o presidente da FENAJ, Celso Schröder, a participação dos jornalistas e apoiadores do movimento é fundamental neste momento. “Convocamos todos, mais uma vez, a ampliarem os contatos com os senadores, pedindo sua presença na sessão desta terça-feira e seu voto pela aprovação da PEC”, conclama. A lista com os contatos dos parlamentares está disponível aqui. No primeiro turno de votação, realizado em novembro de 2011, a PEC dos Jornalistas foi respaldada por 65 senadores. Para sua aprovação final em 2º turno, no Senado, são necessários ao menos 49 votos favoráveis. OBS: Caravana de São Paulo tem cerca de 40 inscritos e reúne jornalistas e estudantes de jornalismo da Capital, Campinas e Piracicaba.
|