Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Capital: assembleia hoje (26) define rumos da Campanha Salarial de Jornais e Revistas

Capital: assembleia hoje (26) define rumos da Campanha Salarial de Jornais e Revistas


Próxima rodada de negociações com os empresários é nesta terça-feira (27)


A Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital chega à quarta rodada na terça-feira (27) e, para definir os rumos das negociações, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) convoca a categoria para assembleia nesta segunda-feira (26), às 12h, no auditório Vladimir Herzog, sede da entidade, na Rua Rego Freitas nº 530, sobreloja, centro paulistano.

Desde o último dia 19, o Sindicato vem consultando a categoria nas redações sobre a proposta dos empresários apresentada na terceira negociação, no dia 13, que é apenas a reposição da inflação de 3,35% (INPC) sobre os salários e benefícios. Além da reposição pelo INPC, os jornalistas também reivindicam 2,5% de aumento real, pois no passado o reajuste salarial foi parcelado em duas vezes e ficou 1,5% abaixo da inflação acumulada de junho de 2015 a maio de 2016.

Assim como na pauta econômica, na terceira rodada os empresários também não sinalizaram disposição para avançar em cláusulas sociais prioritárias para os jornalistas, como medidas mais efetivas para o combate dos assédios moral e sexual nas empresas de comunicação, mas, apesar da intransigência patronal, o Sindicato continuará lutando por mais direitos e garantias para a Convenção Coletiva de Trabalho.

Preparação para Greve Geral e Congresso

Na semana de 19 a 23 de junho, o Sindicato esteve em redações como Bloomberg, nas editoras Abril, Caras e Globo, nos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e Valor Econômico. Nas reuniões, além da Campanha Salarial, os dirigentes também dialogaram sobre as mobilizações para Greve Geral de 30 de junho. Em assembleia no último dia 19, os jornalistas aprovaram o engajamento na paralisação nacional, organizada pelas centrais sindicais e movimentos sociais com o intuito de barrar as “reformas” trabalhista e previdenciária e a terceirização ilimitada.

Assim como os demais trabalhadores e trabalhadoras do país, os jornalistas sofrerão fortemente com perdas de direitos e precarização caso as mudanças sejam aprovadas no Congresso Nacional. Com orientações considerando as especificidades do jornalismo, a Secretaria Jurídica do Sindicato fez uma análise da reforma trabalhista para orientar os jornalistas. Saiba mais clicando aqui.

Outra pauta do diálogo com a categoria na última semana foi o 15º Congresso Estadual dos Jornalistas, que o SJSP realizará de 4 a 6 de agosto, na capital paulista, com o tema “Os jornalistas e seus direitos em tempos de golpe”.

Até 27 de julho, o Sindicato elege delegados e delegadas ao Congresso em reuniões nos locais de trabalho e também promove um calendário de Reuniões Temáticas Preparatórias, que ocorrem na sede e nas regionais da entidade discutindo previamente os temas que serão abordados no evento.

Assessoria de imprensa foi o tema da primeira Reunião Temática Preparatória da capital, realizada no dia 19, e a segunda vai debater propostas de mudança no Estatuto do Sindicato, na próxima terça-feira (27), ao meio-dia e às 19h, na sede da entidade. Em breve o SJSP divulgará o calendário de reuniões nas regionais do interior e litoral paulista.

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo