Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Campinas: Trabalhadores da RAC decidem manter estado de greve

Campinas: Trabalhadores da RAC decidem manter estado de greve


Salários de novembro estão atrasados e empresa quer parcelar o 13º em quatro vezes


Os jornalistas da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), de Campinas, decidiram manter o estado de greve devido aos constantes atrasados no pagamento de salários e benefícios. Eles esperam receber, até a próxima segunda-feira (12), o salário que deveria ter sido pago no último dia 20 de novembro.

A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (6), em frente à sede da RAC, na Vila Industrial, que, além dos jornalistas, contou com a presença dos gráficos e administrativos da rede, totalizando cerca de 60 trabalhadores.

Na assembleia, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) defendeu manter a proposta de greve e exigir que a RAC negociasse imediatamente apresentando uma proposta formal para os pagamentos porque, em reunião com a entidade nesta segunda-feira (5), a direção da empresa se limitou a promessas verbais.

O SJSP encaminhou a proposta para votação destacando que a decisão seria dos trabalhadores, mas apesar da falta de uma resposta concreta da empresa para resolver os problemas, que se arrastam desde fevereiro, a maioria dos profissionais decidiu, por 37 votos contra 18, aguardar mais uma semana.

Nova assembleia ocorre na tarde da próxima terça-feira (13), quando os profissionais avaliam os resultados de outra negociação com a empresa, prevista para a manhã do mesmo dia.

Sem compromisso

Em reunião com os sindicatos nesta segunda-feira, a direção da RAC prometeu quitar o salário atrasado de novembro até 12 de dezembro, e o salário que deveria ter sido pago no último dia 5 seria quitado até o final do mês.

Para o 13º salário, a proposta é de pagamento em quatro parcelas, de fevereiro a maio de 2017. A folha virá corrigida com 4% de reajuste salarial, referentes à Convenção Coletiva 2016-2017, e outros 2,6% do acordo anterior, que estão pendentes desde janeiro, sendo que as diferenças do período serão pagas em dez parcelas.

No último dia 30 de novembro, a proposta apresentada pela RAC para  “regularizar” as dívidas foi manter o atraso dos salários em até 30 dias e parcelar o 13º em 12 vezes, com início em janeiro.

Porém, em nenhum momento a rede apresenta uma proposta para que os constantes atrasos sejam sanados definitivamente e, por isso, a posição da direção do SJSP é pela imediata negociação. Na avaliação dos sindicalistas, a direção da empresa tenta desmobilizar os trabalhadores e, assim, segue sem dar sinais de que a situação será regularizada.

Os problemas financeiros se aprofundam na RAC desde o início do ano e a conta está sendo transferida aos trabalhadores, que, além dos salários, têm sofrido com os atrasos no pagamento de férias e corte de benefícios sem qualquer diálogo, como o plano odontológico que os profissionais perderam em julho.

Os jornalistas também tiveram o Imposto de Renda 2015 descontado na folha de pagamento, mas muitos caíram na malha fina da Receita Federal porque a rede não repassou os valores.

Os atrasos da rede atingiram, ainda, o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e da Previdência Social, e a empresa só negociou a quitação dos débitos do FGTS depois de ser autuada pelo Ministério do Trabalho. A RAC alega que as pendências estão sendo encaminhadas junto aos órgãos competentes.

A RAC edita os jornais Correio PopularNotícias Já, a revista Metrópole e o site rac.com e emprega 250 trabalhadores, dos quais 66 jornalistas, dez gráficos e mais de 170 administrativos.

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

 

Foto por: Regional Campinas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo