Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Campinas: Sindicato e Fenaj repudiam assédio a jornalistas durante manifestação

Campinas: Sindicato e Fenaj repudiam assédio a jornalistas durante manifestação


campinas_manifestacao_02-09

Foto: Reprodução/Bonde Midia

A Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam a tentativa de intimidação sofrida por profissionais da EPTV Campinas, durante a manifestação contra o governo Michel Temer (PMDB), realizada em 1º de setembro (quinta-feira) no centro da cidade.

Só foi possível evitar uma agressão graças à intervenção da diretora do Sindicato e da Fenaj, Márcia Quintanilha, que foi de encontro aos agressores, como tem sido uma prática habitual da diretoria em todos os atos – estar próxima aos profissionais.

Rechaçamos qualquer tipo de violência, principalmente a praticada contra trabalhadores no exercício de sua profissão. Trabalhador deve defender trabalhador. Mesmo que a tentativa de ataque tenha partido de elementos conhecidos como “Black Blocks”, como ocorreu, as lideranças de movimentos devem ter a serenidade à altura de sua responsabilidade para barrar qualquer tipo de intimidação ao trabalho dos profissionais de comunicação.

Se há críticas ao tratamento e à abordagem que vários órgãos de comunicação, em especial a Rede Globo, deram ao processo de cassação do mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff, e ao show midiático montado em torno da Operação Lava Jato, essas críticas devem ser direcionadas às empresas e nunca aos trabalhadores (as) que devem ser respeitados como qualquer outro profissional.

Desde 2013, quando profissionais de comunicação passaram a ser hostilizados nas manifestações de rua, a diretoria tem postura firme em defesa do trabalho digno. Em Campinas, contatamos as empresas e os órgãos de segurança pública cobrando uma postura que garanta a integridade do profissional, e participamos de atos com o fim específico de estar ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras.

Reiteramos às empresas e aos profissionais a importância do uso de equipamentos de proteção individual e a avaliação da necessidade ou não de estarem identificados como trabalhadores de empresas jornalísticas, a fim de garantir a integridade física dos trabalhadores.

A diretoria tem posição firmada em defesa da democracia brasileira. Não aceitamos nenhum tipo de intimidação ao trabalho jornalístico. A liberdade de expressão é um dos pilares da democracia.

Condenamos também a violência praticada pela Polícia Militar de São Paulo contra a população durante as manifestações de oposição ao impeachment.

Para coibir o assédio no trabalho, o Sindicato abriu um canal direto para que profissionais possam denunciar todo e qualquer caso de assédio, moral e sexual. As denúncias podem ser feitas pelo telefone: (11) 99300-1382, pelo e-mail: denuncieoassedio@sjsp.org.br ou em por meio de formulário clicando aqui

São Paulo, 2 de setembro de 2016

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Regional Campinas

Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo