Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Campanha Salarial na RTV Cultura: jornalistas e radialistas realizam assembleia nesta terça-feira (22)

Campanha Salarial na RTV Cultura: jornalistas e radialistas realizam assembleia nesta terça-feira (22)


Em assembleia às 13h30 e às 16h30, jornalistas e radialistas definem os rumos da luta por reajuste salarial

Os jornalistas e radialistas da Rádio e TV Cultura realizam assembleia nesta terça-feira (22), às 13h30 e às 16h30, em frente portaria da empresa, na Rua Cenno Sbrighi nº 378, bairro da Água Branca, para dar início à Campanha Salarial e seguir na luta por um Acordo Coletivo que garanta reajuste salarial aos profissionais. Confira a pré-pauta da proposta de acordo clicando aqui.

A reivindicação é de reposição da inflação do período, pois o último reajuste dos jornalistas foi em dezembro de 2013 e o dos radialistas foi em maio de 2014.

Devido aos salários congelados, houve greve em setembro passado, quando o dissídio foi a julgamento. A mobilização garantiu uma sentença normativa do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2-SP), definindo cláusulas sociais às categorias e data-base em 1º de setembro.

Agora, além da reposição das perdas da inflação, os trabalhadores e trabalhadoras também querem que as cláusulas garantidas nas convenções coletivas dos radialistas e dos jornalistas de Rádio e TV sejam estendidas aos profissionais da Fundação Padre Anchieta.

Entenda do caso

A Fundação Padre Anchieta, historicamente, sempre estendeu aos trabalhadores a mesma Convenção Coletiva das emissoras de Rádio e TV. Porém, há quatro anos a empresa passou a questionar a aplicação das cláusulas e, desde então, segue um impasse porque a FPA não aplica a convenção das emissoras privadas, nem reconhece ou garante direitos trabalhistas do setor público, como a estabilidade de emprego.

Depois de várias tentativas de diálogo, permaneceu a intransigência dos diretores da fundação, levando à mobilização dos jornalistas e radialistas que cruzarem os braços entre os dias 8 e 13 de setembro do ano passado.

No julgamento do dissídio coletivo, em novembro de 2016, o TRT2-SP garantiu um Acordo Coletivo específico com vigência até 2020, mas a sentença reconheceu somente as cláusulas sociais, sem contemplar o reajuste dos salários e outras cláusulas econômicas como reivindicam as categorias.

Assembleia de Campanha Salarial na Rádio e TV Cultura
Dia: 22 de agosto de 2017 (terça-feira)

Horário: 13h30 e 16h30
Local: Rua Ceno Sbrig nº 378 – Água Branca (frente à portaria da emissora)

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo