Patrões querem reajuste de apenas 1,66%, mas jornalistas seguem lutando por 3,7% para reposição da inflação e redução de perdas sofridas ano passado
A Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital prossegue na manhã desta quarta-feira (19), com nova negociação entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo (Sindjori).
Na terceira rodada, no último dia 12, houve um pequeno avanço nas negociações em relação às cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). No começo da campanha, os empresários propuseram a retirada de itens da CCT, mas a medida foi rechaçada pelos jornalistas e os patrões recuaram da tentativa de excluir direitos garantidos no acordo.
Porém, em relação à pauta econômica, a proposta patronal continua aquém da reivindicação dos jornalistas. Os trabalhadores e trabalhadoras lutam por um reajuste de 3,7%, para reposição da inflação dos últimos 12 meses e para recomposição de perdas sofridas na Campanha Salarial do ano passado, quando o reajuste foi parcelado e abaixo da inflação. Contudo, para o período 2017-2018, os patrões ofereceram apenas 1,66% de reajuste sobre os salários e nos vales refeição e alimentação.
As negociações prosseguem na quarta rodada e a expectativa da categoria é de que os empresários melhorem a proposta para a Campanha Salarial 2017-2018.
Acompanhe as informações atualizadas da Campanha Salarial no site, na fan page e também no Twitter do SJSP.
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo