Jornalistas reivindicam 4,93% de reajuste para repor inflação e perdas acumuladas de 2016; próxima rodada será agenda após assembleia patronal
Na quarta rodada de negociação da Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital, nesta terça-feira (27), a bancada dos jornalistas apresentou uma contraproposta aos empresários para a Convenção Coletiva 2017-2018 – reajuste de 4,93% sobre os salários e benefícios, sendo 3,35% da inflação acumulada desde junho de 2016 e mais 1,53% para recomposição de perdas do ano passado.
Na mesa, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) insiste num índice maior que reposição de 3,35% porque a categoria perdeu mais de 1,5% sobre os salários no acordo de 2016, quando o reajuste foi de 8,16% contra uma inflação acumulada em 9,82% e, ainda, parcelado em duas vezes.
Os dirigentes do SJSP deixaram claro aos representantes dos patrões que a reposição de parte das perdas do ano passado é uma contraproposta razoável e que atende às expectativas rumo ao fechamento de um acordo, apesar do percentual proposto na quarta negociação ser menor que o aumento real de 2,5% reivindicado pelos jornalistas nas rodadas anteriores.
Os trabalhadores já vêm recebendo 4,44% no salário desde o início do ano, referentes ao parcelamento do retroativo do reajuste do ano passado e, na avaliação dos sindicalistas, é negativo para a categoria a perda do índice sobre os próximos salários.
Além disso, os trabalhadores já vêm recebendo 4,44% no salário desde o início do ano, referentes ao parcelamento do retroativo do reajuste do ano passado e, na avaliação dos sindicalistas, é negativo para a categoria a perda do índice sobre os próximos salários.
Os dirigentes ressaltam, ainda, que o pagamento desses 4,44% últimos meses mostra que as empresas têm condições de absorver o impacto na folha e melhorar a proposta de reajuste dos jornalistas para a Convenção Coletiva 2017-2018.
Os empresários se comprometeram a avaliar a contraproposta dos trabalhadores e trabalhadoras e, após assembleia patronal, será agendada a quinta rodada de negociações, na sede do Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas de São Paulo (Sindjore), na zona oeste da capital.
Texto e foto: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo