Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Campanha Salarial da Capital chega à 4ª rodada com contraproposta às empresas

Campanha Salarial da Capital chega à 4ª rodada com contraproposta às empresas


Jornalistas reivindicam 4,93% de reajuste para repor inflação e perdas acumuladas de 2016; próxima rodada será agenda após assembleia patronal

Na quarta rodada de negociação da Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital, nesta terça-feira (27), a bancada dos jornalistas apresentou uma contraproposta aos empresários para a Convenção Coletiva 2017-2018 – reajuste de 4,93% sobre os salários e benefícios, sendo 3,35% da inflação acumulada desde junho de 2016 e mais 1,53% para recomposição de perdas do ano passado.

Na mesa, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) insiste num índice maior que reposição de 3,35% porque a categoria perdeu mais de 1,5% sobre os salários no acordo de 2016, quando o reajuste foi de 8,16% contra uma inflação acumulada em 9,82% e, ainda, parcelado em duas vezes.

Os dirigentes do SJSP deixaram claro aos representantes dos patrões que a reposição de parte das perdas do ano passado é uma contraproposta razoável e que atende às expectativas rumo ao fechamento de um acordo, apesar do percentual proposto na quarta negociação ser menor que o aumento real de 2,5% reivindicado pelos jornalistas nas rodadas anteriores.

Os trabalhadores já vêm recebendo 4,44% no salário desde o início do ano, referentes ao parcelamento do retroativo do reajuste do ano passado e, na avaliação dos sindicalistas, é negativo para a categoria a perda do índice sobre os próximos salários.

Além disso, os trabalhadores já vêm recebendo 4,44% no salário desde o início do ano, referentes ao parcelamento do retroativo do reajuste do ano passado e, na avaliação dos sindicalistas, é negativo para a categoria a perda do índice sobre os próximos salários.

Os dirigentes ressaltam, ainda, que o pagamento desses 4,44% últimos meses mostra que as empresas têm condições de absorver o impacto na folha e melhorar a proposta de reajuste dos jornalistas para a Convenção Coletiva 2017-2018.

Os empresários se comprometeram a avaliar a contraproposta dos trabalhadores e trabalhadoras e, após assembleia patronal, será agendada a quinta rodada de negociações, na sede do Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas de São Paulo (Sindjore), na zona oeste da capital.

Texto e foto: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo