Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

CÂMARA DEBATERÁ MANDATO DE DIRETOR-PRESIDENTE DA EBC

CÂMARA DEBATERÁ MANDATO DE DIRETOR-PRESIDENTE DA EBC


AudinciaPblica

O mandato de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) será tema de audiência pública na Câmara dos Deputados, no dia 21 de junho. De acordo com a pauta, o debate se dará em torno do disposto no Artigo 19 da Lei 11.652/08, que autoriza a criação da empresa e institui os princípios e objetivos da radiodifusão pública, entre outros pontos. A reunião é uma iniciativa conjunta das comissões de Cultura (CCULT), de Legislação Participativa (CLP) e de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) daquela casa e do FNDC, que enviou requerimento à CLP solicitando a realização de audiência para discutir a situação da empresa logo após a crise instalada pela intervenção do governo interino de Michel Temer.

Renata Mielli, coordenadora geral do Fórum, afirma que a reunião é resultado das diversas articulações em defesa da comissão pública das quais o Fórum tem participado junto com outras entidades. Ela lembra que os ataques do governo interino às conquistas que a sociedade obteve nos últimos anos têm se dado em vários setores, mas que o ataque à EBC tem sido um dos mais incisivos. “Primeiro, com a exoneração ilegal do presidente da empresa, Ricardo Melo, seguida da nomeação de Laerte Rimoli para o cargo. Depois, com demissões de profissionais capacitados e reconhecidos, cancelamento de programas e até censura. Por isso que a realização dessa audiência é relevante. Precisamos ocupar todos os espaços que pudemos para denunciar o desmonte da comunicação pública promovido por esse governo ilegítimo”. 

Renata considera a recondução de Ricardo Melo à presidência da empresa uma vitória da articulação em defesa da EBC, mas pondera que novos ataques estão sendo preparados pelo Palácio do Planalto. “Há uma disputa pela EBC que não é nova, existe desde sua fundação, mas que se intensifica agora com Temer substituindo a presidenta Dilma e que pode resultar num desmonte completo da empresa. Por isso a luta está apenas começando e não podemos retroceder nem descansar. E um dos principais pontos dessa agenda é a defesa intransigente da legalidade do mandato de diretor-presidente da EBC”, complementa.

De acordo com a Lei 11.652/08, o diretor-presidente da EBC, assim como os demais membros da Diretoria Executiva da empresa, tem mandato de quatro anos e só pode ser destituído do cargo nas hipóteses legais cabíveis ou se receber dois votos de desconfiança do Conselho Curador num prazo de 12 meses. O governo substituto, no entanto, tem tratado essa questão como mera discricionariedade, além de ignorar completamente a relevância da comunicação pública para a democracia.

Além do FNDC, também participarão da audiência, como debatedores, representantes da Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, do Conselho Curador da EBC, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), e das associações de Produtores Independentes de Rádio (APRAIA) e Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC), além do jornalista Ricardo Melo, presidente da EBC.

Acesse a pauta da audiência pública: http://www.camara.leg.br/internet/ordemdodia/integras/1465787.htm

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo