Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Câmara de Araçoiaba da Serra exige cadastro para jornalista trabalhar

Câmara de Araçoiaba da Serra exige cadastro para jornalista trabalhar


 

logoreduzido1

A Câmara de Araçoiaba da Serra exige que profissionais da imprensa façam um cadastro prévio para captar imagens das sessões que lá acontecem semanalmente. Uma resolução baixada pela Mesa Diretora criou o mecanismo como forma, segundo justificado, de “evitar abusos”. Ontem, segunda-feira, equipe do jornal Cruzeiro do Sul foi impedida de produzir fotografias com base na tal norma.

A presidente da Casa, vereadora Adriana Ribeiro (PT) consultou os demais parlamentares para saber se poderia “abrir exceção”, já que os repórteres eram de outra cidade e não sabiam da existência do “regulamento”. O vereador Beto Rolim (PTB) respondeu que se “abrir para um, teria de abrir para todos” e foi acompanhado pelos demais pares.           

A Regional Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) encaminhou ofício à Câmara da cidade, repudiando o cerceamento ao trabalho da imprensa. No mesmo expediente, pede que a resolução seja revogada, até por ser prática incompatível com o Estado Democrático de Direito.

Especialistas que souberam do ocorrido, condenaram a postura do Legislativo de Araçoiaba da Serra. “É uma afronta à liberdade de imprensa e ao trabalho dos profissionais. Moralmente inaceitável sob todos os aspectos”, disse o ex-presidente da OAB Sorocaba e professor, Joel de Araújo. O caso será, também, levado a outras instâncias para conhecimento.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo