Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Câmara de Aracaju aprova exigência de diploma para jornalistas no poder público municipal

Câmara de Aracaju aprova exigência de diploma para jornalistas no poder público municipal

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou na tarde desta desta quarta-feira, 21, o Projeto de Lei nº 442/2019, que trata sobre a contratação de jornalistas diplomados e que tramitava em caráter de urgência. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Em caráter de urgência foi apreciado o Projeto de Lei, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), que estabelece a obrigatoriedade de contratação pelo Poder Público Municipal, nos seus órgãos da Administração Direta ou Indireta, de jornalistas que possuam diploma de formação superior em Jornalismo e registro no seu órgão de classe.

A matéria foi aprovada em 1ª, 2ª, 3ª Discussão e Redação Final e segue agora para sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).

O Projeto de Lei foi requerido em 2018 pelo ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), Paulo Sousa, época em que ele estava presidindo a entidade jornalística.

Diploma

Nos poderes Executivo e Legislativo, várias capitais e estados brasileiras já aprovaram projeto semelhante em suas Câmaras de Vereadores, bem como Assembleias Legislativas. Já no Poder Judiciário, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou concurso público para jornalista com a exigência de nível superior na área e registro profissional. Um deles ocorreu em 2013.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo