Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Boletim | Unidade 409

Boletim | Unidade 409

|| Unidade 409 || Boletim

STF garante jornada especial no serviço público

Decisão da ministra Cármen Lúcia acolheu a tese do SJSP de que a jornada de trabalho da categoria deve ser respeitada no serviço público sem redução salarial.
No caso concreto, a ação restabelece o salário dos jornalistas da Câmara de Guarulhos, reduzido por meio de um embargos de declaração solicitado pelo município de Guarulhos no processo
movido pelo Sindicato contra a Câmara.
Uma decisão do Tribunal de Justiça havia determinado a adequação da jornada de 8 horas diárias para 5 horas diárias.
https://bit.ly/3by7tRJ

Jornalistas do Correio Popular em greve

Após 23 dias de paralisação por salários e direitos, os jornalistas do Correio Popular, de Campinas, fizeram, em fevereiro, nova proposta à Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) para encerrar a greve: pagamento de dois salários atrasados; manutenção do plano de saúde por um ano em caso de demissão; confissão da dívida trabalhista incluindo todos os direitos; acordo que preveja o leilão judicial de bens da empresa a fim de cobrir os direitos trabalhistas dos funcionários. Enquanto a categoria estava paralisada, a empresa montou uma redação fura-greve para garantir a publicação do Correio Popular.
https://bit.ly/36WFn13    

Fenaj: jornalistas e jornalismo sofreram 428 ataques em 2020

Os ataques a jornalistas e à imprensa chegaram a 428 casos em 2020, apontou o relatório Violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil, da Fenaj – um aumento de 105,77% em relação a 2019. O tipo mais comum de violência foi de descredibilização da imprensa, com 152 casos, seguido pelos casos de censura, com 85 episódios, e de agressões verbais e ataques virtuais, que totalizaram 76 casos. O relatório relata o assassinato de dois jornalistas.
https://bit.ly/3sZbtTe

Solidariedade de classe

O SJSP participou das carreatas em defesa dos postos de trabalho da fábrica da Ford em Taubaté, juntamente com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais entidades de classe, e manifestou solidariedade aos trabalhadores da Ford. Em 11 de janeiro, a montadora anunciou
o encerramento das atividades no país, o que pode acarretar o fechamento de até 120 mil postos de trabalho.
https://bit.ly/3jQkeuI https://bit.ly/36wGoMS

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo