|| Unidade 409 || Boletim
STF garante jornada especial no serviço público
Decisão da ministra Cármen Lúcia acolheu a tese do SJSP de que a jornada de trabalho da categoria deve ser respeitada no serviço público sem redução salarial.
No caso concreto, a ação restabelece o salário dos jornalistas da Câmara de Guarulhos, reduzido por meio de um embargos de declaração solicitado pelo município de Guarulhos no processo
movido pelo Sindicato contra a Câmara.
Uma decisão do Tribunal de Justiça havia determinado a adequação da jornada de 8 horas diárias para 5 horas diárias.
• https://bit.ly/3by7tRJ
Jornalistas do Correio Popular em greve
Após 23 dias de paralisação por salários e direitos, os jornalistas do Correio Popular, de Campinas, fizeram, em fevereiro, nova proposta à Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) para encerrar a greve: pagamento de dois salários atrasados; manutenção do plano de saúde por um ano em caso de demissão; confissão da dívida trabalhista incluindo todos os direitos; acordo que preveja o leilão judicial de bens da empresa a fim de cobrir os direitos trabalhistas dos funcionários. Enquanto a categoria estava paralisada, a empresa montou uma redação fura-greve para garantir a publicação do Correio Popular.
• https://bit.ly/36WFn13
Fenaj: jornalistas e jornalismo sofreram 428 ataques em 2020
Os ataques a jornalistas e à imprensa chegaram a 428 casos em 2020, apontou o relatório Violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil, da Fenaj – um aumento de 105,77% em relação a 2019. O tipo mais comum de violência foi de descredibilização da imprensa, com 152 casos, seguido pelos casos de censura, com 85 episódios, e de agressões verbais e ataques virtuais, que totalizaram 76 casos. O relatório relata o assassinato de dois jornalistas.
• https://bit.ly/3sZbtTe
Solidariedade de classe
O SJSP participou das carreatas em defesa dos postos de trabalho da fábrica da Ford em Taubaté, juntamente com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais entidades de classe, e manifestou solidariedade aos trabalhadores da Ford. Em 11 de janeiro, a montadora anunciou
o encerramento das atividades no país, o que pode acarretar o fechamento de até 120 mil postos de trabalho.
• https://bit.ly/3jQkeuI e https://bit.ly/36wGoMS