Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

BNDES e equipe do PPI seguem trabalhando pela extinção ou privatização da EBC

BNDES e equipe do PPI seguem trabalhando pela extinção ou privatização da EBC

As entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras da EBC vêm, mais uma vez, alertar para a gravidade da situação da comunicação pública, da manutenção dos empregos dos funcionários e do autoritarismo crescente no país.

Na última terça-feira (13/07), uma equipe do BNDES reuniu-se o dia todo com o Ministério das Comunicações e com a presidência da EBC para seguir o cronograma citado pelo ministro Fábio Fabia recentemente, de “acelerar o processo” de desestatização da EBC. Já na última sexta-feira (09/07), ocorreu a terceira reunião do Comitê de Desestatização da EBC, com participação da Diretoria da empresa. 

Evidente, no entanto, que a empresa não repassa tais infos ao conjunto de funcionários, contrariando a fala pública da própria direção em audiências no Congresso, de que estão fazendo o máximo para evitar a extinção da EBC. Publicamente, dizem estar atuando, mas internamente sequer repassam informações aos funcionários. É por isso que as entidades vão entrar com ações na Justiça para termos acesso imediato à tais reuniões.  

O momento segue gravíssimo e é importante que os empregados não caiam em falas relativistas, que tentam passar uma falsa sensação de tranquilidade. Essa passividade contida no discurso de “aguardar os estudos”, que está alinhada com a diretoria da EBC, coloca os empregos dos funcionários em risco. Basta olharmos o contexto: a privatização da Eletrobras foi sancionada pelo presidente; os Correios estão em processo muito avançado de entrega 100% do capital; a Ceitec foi extinta, com dezenas de funcionários (concursados) que acabam de ser exonerados. Importante ressaltar que os “estudos” sobre a EBC podem se dar de forma protocolar, já que a decisão política de extinção pode já ter sido tomada.  

Por isso, a campanha FICA EBC, por meio dos GTs Conteúdo, Político e Imprensa seguem trabalhando na mobilização interna e externa, seja no Congresso, seja com a sociedade civil, seja dialogando com o próprio governo e com organismos internacionais no sentido de demonstrarmos a importância da permanência da empresa e a ilegalidade que envolve todo esse processo de desestatização da EBC.  

Sigamos em luta! Compartilhe os conteúdos da campanha! A EBC fica!

– Sindicatos dos Radialistas do DF, SP e RJ
– Sindicatos dos Jornalistas do DF, SP e RJ
– Comissão de Empregados da EBC

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo