Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Audiência pública nesta terça (25) debate demissões e calote

Audiência pública nesta terça (25) debate demissões e calote da Abril

As demissões em massa e o calote dado pela Editora Abril em seus trabalhadores demitidos e freelancers dispensados serão tema de audiência pública na próxima terça-feira (25), às 19h, na Sala José Bonifácio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Confirme sua presença na página do evento e compartilhe o convite em sua rede. 

A iniciativa é do deputado estadual Carlos Giannazi (Psol) e, além de outros parlamentares, estarão presentes os sindicatos dos Jornalistas, Administrativos, Gráficos e Distribuidores. Na ocasião, a direção da empresa será convocada a dar explicações sobre o caso.

As demissões e dispensas atingem cerca de 1.500 trabalhadores e trabalhadoras, dos quais cerca de 800 celetistas que foram demitidos sem receber verbas rescisórias nem a multa de 40% do Fundo de Garantia devido à recuperação judicial da empresa, no último dia 15 de agosto.

Devido à recuperação, a editora ainda protelou o pagamento de outras centenas de demitidos a partir de 2017 e que tiveram as verbas rescisórias parceladas em dez vezes, além dos profissionais freelancers que foram dispensados sem receber pelos trabalhos realizados.

A luta das categorias é para que a família Civita assuma a dívida trabalhista de R$ 110 milhões e pague tudo que deve aos profissionais o mais rápido possível, e que se torne credora na recuperação judicial, como reivindicam os trabalhadores em carta aberta divulgada durante ato público que reuniu centenas, no último dia 14 de setembro, em frente à gráfica da editora, próxima à Marginal Tietê, na região oeste da capital paulista.

Enquanto os profissionais amargam sem seus pagamentos, criticam os demitidos e dispensados, chega a R$ 10 bilhões a fortuna dos herdeiros da família Civita, acumulada à custa dos empregados da Abril ao longo dos anos.

“Estamos acionando a Comissão de Direitos Humanos e de Relações do Trabalho, e a audiência terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia para dar visibilidade, pois a imprensa não está cobrindo esse movimento”, disse o deputado Giannazi durante a mobilização.

Audiência pública sobre as demissões em massa e o calote da Abril
Data: 25 de setembro de 2018 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Assembleia Legislativa de São Paulo – Sala José Bonifácio
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Paraíso (em frente ao Parque do Ibirapuera)

Confira outras informações sobre a demissão em massa e sobre o calote da Abril clicando aqui.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo