Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Atuação do Sindicato em Franca obtém resultados

Atuação do Sindicato em Franca obtém resultados

 

 

franca

 

 

 

Jornais de Franca assumem compromisso de cumprir a CCT e de respeitar os direitos dos jornalistas

 


Em visita realizada na última segunda-feira (21)  aos jornais Comércio da Franca e Diário da Franca, o secretário do Interior e Litoral do Sindicato dos Jornalistas, José Eduardo e os dirigentes de base da Regional Ribeirão Preto, Nilton Pinatti e Davi Radesca apontaram a necessidade das empresas cumprirem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e respeitarem os direitos dos jornalistas.

 

No jornal Comércio da Franca, a empresa assumiu o compromisso de regularizar o plano de saúde de acordo com a CCT, acertar também o controle de jornada e o sistema de compensação de horas.

 

Para o secretário do Interior e Litoral do SJSP, a entrada na redação do jornal Comércio da Franca foi muito importante, embora tenha ocorrido em horário com poucos jornalistas. “A empresa demorou para deixar o Sindicato entrar. Fizemos a solicitação há mais de quatro meses, mas eles sempre dificultavam, oferecendo datas que não tínhamos como estar em Franca. Mas, dessa vez, deu certo e conseguimos falar com parte da redação. Já é um avanço”, destacou José Eduardo.

 

A direção do Jornal Diário da Franca, já acertou o retroativo dos salários de 2014/2015, pagou a PLR e ajustou o pagamento do vale alimentação em cartão, conforme prevê a CCT. Segundo a responsável pelo RH da empresa, a partir de 1º de outubro os jornalistas terão o plano de saúde e os diagramadores do jornal serão devidamente enquadrados como jornalistas.

 

Resta ainda uma dívida da empresa com os jornalistas referente ao vale alimentação, que era pago um valor inferior ao estabelecido pela CCT e o auxílio saúde, uma vez que a empresa não oferecia plano de saúde. Essa dívida é referente aos últimos cinco anos. Ficou acertado que a empresa apresentará em 26 de outubro uma proposta de pagamento.

 

“Nossa missão principal é defender a categoria e garantir que as empresas respeitem e cumpram a CCT, garantindo o trabalho decente aos jornalistas, pois não se pode admitir que empresas não respeitem os direitos dos jornalistas e aleguem que não sabiam  das cláusulas da Convenção Coletiva”, afirmou José Eduardo.

 

 

Entenda o caso do Jornal Diário da Franca

Em julho passado, dirigentes do Sindicato constataram diversas irregularidades no cumprimento CCT  no jornal Diário da Franca, entre elas estavam: o não pagamento do reajuste salarial de 2014/2015, da PLR de 2013 a 2015, fornecimento do vale alimentação (que a partir de janeiro 2015 deveria ser pago em cartão ou vale compra, mas continuou em espécie e no valor de R$ 70,00) e o descumprimento de questões relacionadas ao plano de saúde ou auxílio saúde.

Em reunião com a empresa, os diretores do SJSP solicitaram à apresentação de um plano de correção para as pendências. Após este encontro,  as irregularidades começaram a ser saldadas, como os pagamento dos vencimentos de agosto (retroativos dos salários e das duas PLRs). O jornal também havia se comprometido a regularizar em setembro o plano de saúde e o vale alimentação, que passaria a ser em cartão e no valor de R$ 198,00, conforme a CCT. O que de fato foi feito.

Segundo o secretário do Interior e Litoral do SJSP,  José Eduardo, essa ação de cobrar o cumprimento da CCT, como foi feita em Franca, será realizada em todo estado pelo Sindicato dos Jornalistas.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo