Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Atos em defesa de Lula e da democracia ocorrem na capital

Atos em defesa de Lula e da democracia ocorrem por toda cidade de São Paulo

Arte: Maria Dias/CUT-SP/Foto: Ricardo StuckertNesta semana, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) vai votar o pedido de habeas corpus (HC) de Lula, atos em defesa do ex-presidente e em defesa da democracia ocorrerão em diversas cidades do Brasil.

O ex-presidente foi condenado sem crime e sem provas em janeiro e, agora, setores da direita, financiados por grandes grupos empresariais e com apoio da mídia comercial, pedem pela prisão de Lula antes que seu julgamento passe por todas as instâncias de justiça pela qual tem direito.

Em São Paulo, na terça-feira (3), marchas sairão dos bairros periféricos até os centros comerciais nas quatro regiões da capital (norte, sul, leste, oeste e centro). No dia 4, data prevista para o julgamento do STF, também terão atos pelos bairros (confira abaixo) e, no centro, a partir das 17h, tem mobilização na Praça da República. 

As ações têm o objetivo de dialogar com a população para fazer chegar a verdade sobre o julgamento político de Lula. Os movimentos populares e as lideranças políticas irão esclarecer, por meio do contato direto com o povo, que Lula não é o verdadeiro dono do tríplex, como a versão da grande imprensa e de setores do judiciário tenta vender.

Desde o golpe de 2016, que tirou Dilma Rousseff da Presidência, os que tomaram o poder estão impondo uma agenda de atraso ao povo brasileiro, que só beneficia os ricos e privilegiados, como a reforma Trabalhista, que tirou direitos dos trabalhadores, a redução do financiamento de políticas importantes como o Minha Casa, Minha Vida e o FIES, o congelamento de investimentos públicos que atinge áreas da saúde, educação e segurança, e a entrega do patrimônio ao mercado estrangeiro – sem contar a ameaça de tentar impedir a aposentadoria dos brasileiros. 

Negar a presunção de inocência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz parte da onda de retrocessos que enfraquecem o Estado Democrático de Direito, pois o objetivo não é apenas atingir o ex-presidente, mas também todas as organizações progressistas e movimentos sociais como forma de deslegitimar entidades, sindicatos e lideranças – práticas que flertam com o fascismo, um movimento de ódio formado por pessoas que tentam impor seus desejos, que se negam a aceitar pensamentos diferentes ou a permitir que todos sejam tratados com os mesmos direitos.

Vemos esse ódio nos grupos que incentivam a violência e comemoram atos como o da execução da vereadora Marielle Franco, da chacina dos cinco jovens militantes moradores de Maricá (RJ) e, recentemente, com a tentativa de assassinato do ex-presidente Lula durante sua caravana pelo Sul do Brasil.

Confira abaixo os atos em cada bairro e ajude na mobilização dessa luta!

(Em atualização):

04/04 (quarta- feira)
LESTE 1 e 2 
14h – Metro Itaquera – Atividade com carro de som

Freguesia do Ó/Brasilândia/Casa Verde/Pirituba 
7h – Terminal Vila Nova Cachoeirinha

Vila Prudente 
Pela manhã marcha e caminhada pela Comunidade da Prosperidade, Vila Califórnia, Vila Alpina e Vila Prudente.

Mooca
6h – Estação de trem CPTM

Registro 
16h – concentração na Praça do Skate da Beira Rio

São Bernardo do Campo 
03/04 (terça-feira)
5h – panfletagem nos terminais de ônibus
14h – Vigília em frente ao prédio do ex-presidente Lula. Concentração na Rua Tapajós, 3 (próximo ao terminal de trólebus São Bernardo)

04/04 (quarta-feira)
9h – Plenária no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – Rua João Basso, 300

São Caetano do Sul 
16h – Rua Municipal esquina com Rua Heloísa Pamplona

Sorocaba 
7h – panfletagem pela região central da cidade

Campinas 
17h – Ato vigília Lula Livre – Praça Guilherme de Almeida/Av. Glicério – Campinas

Ribeirão Preto
17h – Ribeirão contra a Ditadura e contra a Prisão de Lula

Em frente ao Teatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, Setor Central, Ribeirão Preto

Bauru
Dia 4
17h – Ato em frente à Câmara Municipal de Bauru

*Clique aqui e confira os atos pelo Brasil

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo