A solidariedade levou diversas entidades populares ao ato que aconteceu em Santos, dia 29, no Sindicato dos Urbanitários (Sintius), contra as demissões arbitrárias e pela reintegração dos diretores do Sindicato dos Jornalistas (SJSP) Sandro Thadeu e Sérgio Pais.
Estiveram presentes representantes da CUT Baixada Santista, Intersindical, União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Centro de Direitos Humanos da Baixada, Frente Sindical Classista e Psol, além de vários sindicatos: Alimentação (Stias), Aposentados (Sintapi), Bancários, Sindviários, Repositores de Mercadorias (Sinprodem), Advogados, Sindserv Santos, Sindserv Guarujá, Urbanitários (Sintius) e Sinergia.
O presidente da CUT-SP, Douglas Izzo, impossibilitado de chegar ao local pelas condições da estrada, enviou mensagem de apoio, que foi transmitida durante o evento.
Sandro foi demitido em novembro do ano passado pelo Grupo Tribuna, em Santos, e Sérgio, em fevereiro, pela TV Tem, em Bauru. As demissões são claras retaliações à atuação do SJSP em defesa dos direitos das e dos jornalistas e desrespeitam a garantia de emprego prevista aos dirigentes sindicais pela Constituição Federal. São grandes ataques ao conjunto do movimento sindical.
Campanha
A luta pela reintegração de Sandro Thadeu e Sérgio Pais segue firme, com várias atividades denunciando à sociedade a gravidade dessas demissões.
À véspera do ato no Sindicato dos Urbanitários, houve panfletagem na Praça dos Andradas, em Santos.
Na terça-feira (4) haverá concentração, às 9h30, frente ao Fórum do Trabalho de Santos, quando ocorrerá audiência de conciliação do processo contra o Grupo Tribuna pela demissão de Sandro. O fórum fica na Rua Braz Cubas, 158/162, Centro.
Em Bauru, no dia 10, estão previstas diversas atividades, a começar às 13h com o pronunciamento do presidente do SJSP, Thiago Tanji, na tribuna da Câmara Municipal, que fica na Praça Dom Pedro II, 1-50, Centro.
MOÇÃO
Pessoas ou entidades podem enviar moção repudiando as práticas antissindicais do Grupo Tribuna e TV Tem e apoiando a luta pela readmissão dos companheiros Sandro e Sergio. Basta seguir o passo-a-passo: aqui
Em defesa da organização da classe trabalhadora! MEXEU COM UM, MEXEU COM TODAS E TODOS!