Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Ato-debate em defesa da liberdade de expressão é nesta segunda-feira (6)

Ato-debate em defesa da liberdade de expressão é nesta segunda-feira (6)


Objetivo é debater os ataques a jornalistas por figuras públicas nas redes sociais. Confira a transmissão ao vivo na fan page do Sindicato. 



No próximo dia 6 de novembro (segunda-feira), às 19h30, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realiza o “
Ato-debate em Defesa da Liberdade de Expressão, Contra a Censura e a Intimidação de Jornalistas nas Redes Sociais”. A atividade é no Auditório Vladimir Herzog, sede da entidade, na Rua Rego Freitas nº 530, sobreloja, no centro da capital paulista.

O intuito do SJSP é discutir os diversos ataques que jornalistas têm sofrido nas redes sociais em casos incitados por figuras públicas, como o prefeito João Doria e o “humorista” Danilo Gentili, que têm induzido seus seguidores a intimidar e agredir pela internet os profissionais de comunicação.

O debate tem transmissão ao vivo pela fan page do Sindicato.

O ato-debate tem confirmadas as presenças de Paulo Marco Ferreira Lima, coordenador do Núcleo de Combate ao Crime Cibernético do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), além do jornalista Diego Bargas e do coletivo “Jornalistas contra o Assédio”

Crescem no país os casos em que jornalistas são alvos de “haters” – os “odiadores” virtuais que atuam nas redes sociais – e, para a direção do Sindicato, os ataques ferem a liberdade de expressão e de imprensa, são claras formas de censura ao trabalho jornalístico e também atingem o direito da sociedade à informação que é essencial para a garantia de um país democrático.

Perseguição nas redes e perda de emprego

Um dos casos mais graves envolvendo ataque de haters incitados por celebridades levou à demissão de Diego Bargas pela Folha de S.Paulo, no último dia 13 de outubro. O jornalista havia publicado a matéria “Comédia juvenil ri de bullying e pedofilia”, sobre o filme de Danilo Gentili, após entrevista do repórter gravada com o “humorista” e com o diretor Fabrício Bittar.

Gentili reagiu à publicação incitando ódio pelas redes sociais, estimulou seus seguidores – mais de 15 milhões no Twitter e 13 milhões no Facebook – a atacar o repórter com ofensas e xingamentos e, horas depois, Bargas foi demitido pela Folha.

“O jornalista não tem voz nenhuma contra uma grande empresa e nem contra uma celebridade que tem milhões de seguidores nas redes. Virei personagem que tem rosto, mas não tem história, não tem minha voz. Todo mundo diz tudo, a única pessoa que não diz nada sou eu”, criticou Bargas ao relatar o caso no Sindicato, durante o seminário “Jornalistas e os Impactos da Reforma Trabalhista”, realizado na sede da entidade, no último dia 21 de outubro.

Em seu desabafo, Bargas afirmou que o caso foi censura e criticou o fato da polêmica ter se tornado publicidade para Gentili.

“Foi um ‘cala a boca’ muito claro. E o que fazemos com isso? O que fazer com quem continua na redação? Se eu tivesse ficado na Folha, teria medo porque, se não damos o que eles [celebridades] querem, então vão pedir nossa cabeça? Vão para o Twitter fazer um alvoroço? Fazer publicidade é o novo status quo? A partir de agora, vou pensar duas vezes quando me derem uma pauta complicada com uma celebridade que tiver mais voz do que eu”, concluiu.

Ato-debate em Defesa da Liberdade de Expressão, Contra a Censura e a Intimidação de Jornalistas nas Redes Sociais
Data: 6 de novembro (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Auditório Vladimir Herzog – Sede do Sindicato dos Jornalistas
Rua Rego Freitas nº 530 – Sobreloja – Vila Buarque (Metrô República)
Informações: (11) 3217-6299
Assista a transmissão ao vivo na fan page – https://www.facebook.com/SindicatoJornalistasSP/

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo