Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Ato contra a redução da maioridade penal será no dia 13 em São Paulo

Ato contra a redução da maioridade penal será no dia 13 em São Paulo


penal

 

Atividades também lembram 25 anos da conquista do Estatuto da Criança e do Adolescente

 

Em comemoração aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e contra a redução da maioridade penal é que os movimentos sociais e sindical, como a CUT São Paulo, farão ato político na capital paulista, a partir das 17h30, na próxima segunda-feira, dia 13 de julho.

A mobilização tem sido organizada por meio da Frente Estadual Contra a Redução da Idade Penal, que representa cerca de 70 organizações. Neste dia, haverá concentração no Vale do Anhangabaú, no centro paulistano, a partir das 13h.

Segundo a organização, serão realizadas oficinas para produção de cartazes, balões, brincadeiras de roda, entre outras atividades lúdicas envolvendo crianças, adolescentes e adultos. Às 14h30, os participantes saem em caminhada até a Praça da Sé e, a partir das 15h, ocorrerão apresentações culturais, que contam com o apoio da Prefeitura de São Paulo. Às 17h30, haverá concentração para o ato político.

Os movimentos questionam a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, de 1993, realizada no dia 1º deste mês, após manobra do presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que fez o tema voltar ao plenário, depois de 24 horas já votado, para ser analisado novamente. O texto hoje segue para votação em segundo turno.

Segundo a representante da Frente Nacional Contra a Redução da Idade Penal, Melissa Silva, a data também lembra o aniversário de 25 anos do ECA, responsável pelas mudanças de paradigmas em relação à infância e à adolescência no Brasil. “No estatuto já constam medidas punitivas e não serão as cadeias que resolverão os problemas estruturais da sociedade. O ECA foi implementado com muita luta, o que falta é ser efetivado”, avalia.

A secretária de Imprensa da CUT/SP, Adriana Magalhães, expõe a contrariedade da Central. “Não são com apelos emocionais e populistas que nós vamos resolver uma situação de violência que atinge adolescentes e jovens. Acreditamos que é preciso investir em políticas públicas de distribuição de renda para combatermos a violência, fruto de um País que, historicamente, carrega a desigualdade social”, afirmou.

A fala da secretária foi feita no dia da votação da PEC 171, em reunião ampliada do Conselho da Cidade de São Paulo, que reúne organizações e empresários, os quais aprovaram moção contra a redução da maioridade penal também na última semana. (Clique aqui para saber mais)

 

Dia de Mobilização Contra a Redução da Maioridade Penal em São Paulo

Quando: 13 de julho

Horários: 13h – Oficinas no Vale do Anhangabaú

14h30 – Caminhada até a Praça da Sé

15h – Apresentações culturais na Sé

17h30 – Ato dos movimentos sociais, com concentração na Praça da Sé.

 

Escrito por: Vanessa Ramos – CUT/SP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo